A tecnologia se tornou essencial para os negócios, sendo vista atualmente como uma necessidade para o desenvolvimento empresarial, já que por meio de elementos tecnológicos é possível reduzir custos, otimizar processos internos e aumentar a produtividade.

 

Algumas ferramentas, como softwares de gestão, são consideradas um diferencial competitivo para empresas de todos os portes. Ao investir em Tecnologia da Informação, sobretudo, tem-se novas formas de organização e acesso aos dados empresariais, o que pode fortalecer as estratégias do gestor e melhorar a eficiência nos campos administrativo, operacional e comercial.

 

Neste artigo abordamos algumas formas de utilizar a tecnologia a seu favor nos negócios. Quer saber mais? Então continue acompanhando!

 

1. Usando ferramentas ou aplicativos

 

Seja para fazer conferências, organizar projetos, se comunicar com a equipe internamente ou gerenciá-la, algumas ferramentas ou aplicativos podem ser muito úteis.

 

Observe as funções de algumas ferramentas que podem otimizar de forma direta ou indireta os processos internos de sua empresa:

• Trello: organizar projetos;

• Skype: fazer conferências;

• Slack: facilitar e unificar a comunicação;

• Operand: gerenciar atividades e a equipe;

• Dropbox: armazenar e compartilhar arquivos.

 

Pesquise cada um dos itens elencados acima e veja tudo o que podem fazer por sua empresa, inclusive quando se trata de trabalho remoto.

 

2. Investindo em uma loja virtual

 

De acordo com dados de 2016 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), havia pelo menos 116 milhões de brasileiros conectados à internet. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e podem ser conferidas no site do instituto.

 

Você percebe o potencial disso para os rendimentos de uma empresa?

 

Cada vez mais pessoas estão contratando serviços ou comprando produtos online, inclusive aquelas que têm uma rotina atribulada e não conseguem fazer compras em horário comercial.

 

Uma loja virtual tem a vantagem de estar sempre aberta, seja de madrugada ou em feriados. É possível alcançar qualquer tipo de cliente que tenha uma conexão com a internet, como os 116 milhões de brasileiros mencionados acima, e transformar um negócio local em um negócio global.

 

3. Apostando no Marketing de Conteúdo

 

Apostar no Marketing de Conteúdo é uma das melhores maneiras para:

• divulgar produtos ou serviços;

• promover o engajamento do seu público-alvo;

• melhorar a presença digital da sua empresa;

• abrir espaço para a ampliação do networking;

• consolidar sua marca no mercado por meio de estratégias eficientes;

• construir autoridade e conquistar mais clientes.

 

Ao criar um blog, por exemplo, e oferecer conteúdos relevantes e de qualidade para os visitantes, você constrói aos poucos uma relação de confiança com possíveis clientes em potencial. Isso faz com que a sua empresa seja considerada uma solução em seu meio de atuação.

 

4. Utilizando um software de gestão empresarial

 

Você já ouviu falar sobre o sistema ERP online? Essa é uma solução de gestão baseada na nuvem — a sigla significa Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento de Recursos Corporativos.

 

Por meio desse software de gestão empresarial é possível organizar e otimizar o trabalho da equipe e do gestor. Ele garante pleno acesso às diversas áreas de uma empresa, facilitando o controle:

• financeiro;

• de estoque;

• de vendas;

• de relatórios etc.

 

O controle financeiro, por exemplo, engloba contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária e emissão de boletos. Além disso, é possível ter acesso ao cadastro de produtos, serviços, clientes e fornecedores.

 

O sistema ainda conta com emissão de notas fiscais, agenda online e controle de atendimentos. Como ele é integrado e é online, todas as informações podem ser acessadas — de qualquer lugar e a qualquer hora do dia — pelos colaboradores autorizados pelo gestor.

 

Esse software de gestão oferece segurança de armazenamento e tráfego para os dados da sua empresa e garante a privacidade de todas as suas informações.

 

Enfim, neste artigo apresentamos algumas formas de utilizar a tecnologia a seu favor nos negócios. Utilizando estratégias de marketing, ferramentas, aplicativos e softwares de gestão para otimizar os processos internos, a performance do seu negócio aumentará. Pesquise também outras formas de implantar a automação comercial em sua empresa para alcançar a máxima eficiência operacional, administrativa e comercial.

 

E agora, entendeu como utilizar a tecnologia a seu favor nos negócios? Descubra mais funcionalidades do software de gestão mencionado neste artigo e desfrute de todas as suas vantagens!

 


Veja mais:

Dicas para identificar um comprador sério para o seu negócio

Empresa cria ferramenta de análise de perfil profissional

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?