Já pensou em vender roupas? Entre os segmentos de mercado que nem sempre sofrem com as instabilidades financeiras, está o de vestuário. Afinal, adquirir esses produtos é uma necessidade, sem contar que muitos consumidores também não resistem a uma promoção. Então, se você deseja investir nesse nicho, continue lendo este artigo e confira as 8 dicas para montar uma loja de roupa a seguir

 

1 – Faça um plano de negócios

2 – Defina o mix de produtos

3 – Conheça o seu público alvo

4 – Tenha uma equipe capacitada

5 – Invista na estrutura necessária

6 – Monte o planejamento financeiro

7 – Crie estratégias eficientes de marketing

8 – Gerencie a sua empresa com sucesso

 

1 – Faça um plano de negócios

 

O primeiro passo e, por isso, a primeira das dicas para montar uma loja de roupa é fazer um plano de negócios, documento esse onde deve constar tudo o que for importante para planejar a sua empesa. Ele serve como um guia para abrir as suas portas.

Além de ajudar na orientação da abertura do seu negócio, permite que sejam percebidos os pontos falhos e mesmo o que está faltando. Afinal, ao abrir uma loja nada pode ser esquecido.

 

2 – Defina o mix de produtos

 

A segunda dica é definir os produtos que serão vendidos em sua loja. Por mais que você queira um mix bem variado, o melhor pode ser iniciar com um roll de opções reduzidas. Isso porque focar é sempre o melhor negócio.

 

Nessa hora, avalie bem quais são os produtos que melhor combinam com a sua estratégia. Isso depende da região do país para onde você quer vender e quem é o seu público alvo.

 

3 – Conheça o seu público alvo

 

Junto à definição do mix de produtos, é preciso determinar os consumidores que você deseja atingir com a sua marca. Isso é definir público alvo, ou seja, para quem você quer vender. E a partir disso, é preciso conhecê-lo muito bem.

 

Se isso não for feito, você pode oferecer ao seu público alvo não aquilo que eles querem, mas aquilo que você acha que eles buscam. Portanto, é preciso pesquisar bastante, conhecer a concorrência e reunir o máximo de informação.

 

4 – Tenha uma equipe capacitada

 

Mesmo que seja enxuta, a sua equipe deve ser escolhida a dedo, sendo que cada um deve saber exatamente o que deve fazer. Até se a sua empresa prioriza um trabalho colaborativo, o que é uma tendência, é essencial que os cargos estejam bem estipulados e que cada funcionário esteja capacitado para a sua função.

 

5 – Invista na estrutura necessária

 

Até lojas virtuais precisam de uma estrutura, o que vai depender do seu nicho de mercado. Porém, em geral, para montar uma loja de roupas é preciso espaço para guardar o estoque, bem como um escritório para concentrar o trabalho, mesmo que você trabalhe por conta.

 

6 – Monte o planejamento financeiro

 

Outra das dicas para montar uma loja de roupa é não se esquecer da importância que tem o planejamento financeiro. Por isso, ele deve ser feito para que você consiga prever o quanto de dinheiro preciso para os próximos meses.

 

Nesse sentido, é necessário listar os gastos da sua empresa e quanta verba é preciso levantar com as vendas para dar conta de todas as despesas.

 

7 – Crie estratégias eficientes de marketing

 

Como você sabe, quem não é visto não é lembrado. Isso quer dizer que é essencial investir em marketing. Quem tem loja virtual pode focar no marketing digital, que possui muitas vantagens, como o de reduzir os custos com publicidade.

 

Mesmo lojas físicas de roupa encontram na internet uma grande aliada para a divulgação da sua marca. De qualquer forma, é importante direcionar o marketing, escolhendo os canais mais eficientes para se comunicar com o seu público alvo.

 

8 – Gerencie a loja de roupa com sucesso

 

Mesmo pequenas empresas se beneficiam com as ferramentas de gestão empresarial, com um programa para loja de roupas online, que contribui com a gestão do seu negócio como um todo. Ele informatiza os dados, conecta os setores e automatiza procedimentos.

 

Assim, mesmo equipes enxutas conseguem fazer muito com rapidez e qualidade. O GestãoClick é um software ERP online que possui funcionalidades exclusivas para lojas

 

 


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