Há muitos aplicativos de gerenciamento de tarefas disponíveis para ajudar você em suas tarefas do dia a dia.

Eles podem ser usados tanto pessoal quanto profissionalmente, e mostrar calendário, checklist de atividades, pessoas responsáveis, datas de entrega.

Por isso, fizemos este texto para mostrar a você como usar esses aplicativos de gerenciamento de tarefas a seu favor para tornar a sua rotina mais fácil, organizada e produtiva.



Quais são os aplicativos mais utilizados?

Existem muitas alternativas, mas vamos mostrar alguns dos aplicativos mais famosos do mercado.

O Asana é uma plataforma de organização de equipes que organiza projetos em listas ou quadros de cartões. Ela também possibilita a criação de um fórum de discussão para que as pessoas debatam sobre os tópicos abordados.

Já o Trello é um aplicativo que organiza tarefas em cartões. Ele permite que você atribua pessoas responsáveis por cada tarefa, crie etiquetas, defina prazos e checklists. Além disso, você consegue ter uma visão geral do calendário para obter um cenário visual completo das suas atividades.

Outra plataforma bastante utilizada é a ClickUp. Ela é personalizável e te permite criar metas, enviar lembretes e até agendar atividades. Uma vantagem da ClickUp é que você pode criar relatórios para analisar os seus dados, seja para gerenciar projetos ou processos.

Você ainda pode optar pelo aplicativo Evernote. Através dele, é possível criar notas e montar um cronograma de trabalho ou tarefas. A sua interface é bastante intuitiva e limpa, o que faz muitas pessoas optarem por essa ferramenta.

Dicas para usar esses aplicativos no dia a dia

Para que essas ferramentas apresentem o efeito pretendido, você precisa usá-las de maneira profissional, mesmo que seja para um projeto pessoal.

Diante disso, primeiramente, você deve respeitar os prazos estipulados, seguir a ordem cronológica das tarefas e os lembretes enviados pelos aplicativos.

Ou seja, aproveite todos os recursos dessas plataformas para que a sua rotina fique mais organizada, produtiva e fácil.

Além disso, caso o seu projeto seja profissional, adicione a sua equipe aos quadros da ferramenta escolhida para que todos tenham livre acesso a essa ferramenta de gerenciamento de trabalho.

Também recomendamos que você faça um treinamento com a sua equipe sobre o uso da plataforma escolhida. Apesar de elas serem bastante intuitivas, é importante que toda a empresa entenda como funcionam os processos para que todas as atividades sejam realizadas da maneira correta.



Esses aplicativos são gratuitos ou pagos?

Há opções para todos os bolsos e realidades. A maioria dos aplicativos são gratuitos. Mas, muitos deles, também oferecem uma versão paga com recursos extras mais avançados para a execução de um projeto.

Assim, se você procura essas ferramentas para uso pessoal ou até profissional quando trabalha em uma empresa pequena ou não tem necessidade de recursos avançados para organização de uma tarefa, sugerimos que utilize a versão gratuita das plataformas, pois não há necessidade de investir em um aplicativo mais completo.



Conclusão

Há muitos aplicativos de gerenciamento de tarefas que podem facilitar o seu dia a dia. Eles permitem a criação de quadros de atividades, metas, prazos, e diversos outros aspectos que permitem organizar projetos.

Alguns aplicativos incluem, inclusive, fórum para discussão e debate de ideias. Outros enviam lembretes quando uma tarefa está prestes a vencer.

Dentre as ferramentas mais conhecidas, podemos destacar o Asana, o Trello, o ClickUp e o Evernote. Cada um tem suas características específicas, com qualidades e falhas. Então você pode fazer um teste para analisar com qual ferramenta se identifica mais e acredita que poderá ter resultados melhores de gestão de processos e projetos.