De origem inglesa, a palavra Assessment se tornou a queridinha das empresas quando o assunto é gestão de competências de seu capital humano. É mais uma alternativa que as corporações têm à disposição para trabalhar a assertividade de sua equipe de colaboradores e evitar que as fraquezas individuais atrapalhem o desenvolvimento do trabalho coletivo.

O termo pode ser novo para você, mas já existe no mundo corporativo há mais tempo e com resultados expressivos para as organizações que o aplicam. Contudo, ele não está restrito apenas às empresas, mas também pode ser feito por qualquer profissional que queira desenvolver suas habilidades e se destacar no mercado.

O Assessment, portanto, vai ao encontro do conceito de excelência, pois trata de aspectos que vão além das competências técnicas para as funções e abrange um campo amplo de atuação, podendo render bons frutos para quem o utiliza. Você deve estar curioso para saber sobre o que se trata, não é mesmo? Pois bem, vamos direto ao assunto e mostrar o que é, como pode ser aplicado e quais benefícios essa ferramenta pode proporcionar. Boa leitura!

Conceito de Assessment

Traduzido para o português, Assessment significa avaliação. Trata-se de uma ferramenta de coleta e análise de dados de competências e comportamentos dos profissionais, cujo objetivo é identificar habilidades e pontos fracos que podem ser melhorados.

É uma espécie de teste de personalidade, mas com uma atuação mais ampla, pois através dele é possível ter um relatório detalhado do profissional e identificar, além das características, tendências de comportamentos em determinados cenários e saber se aquele profissional está apto para ocupar a função vaga na empresa.

Não existe um teste padrão de Assessment, isso vai depender do objetivo e do profissional que irá aplicá-lo. Ele pode ser usado para diferentes avaliações, como por exemplo:

  • – Identificar características pessoais: nesse modelo pode-se avaliar a personalidade do indivíduo, assim como seus conhecimentos técnicos. É uma metodologia muito utilizada em processos seletivos de contratação em empresas, pois é quando se está conhecendo o candidato.
  • – Avaliação motivacional: também chamada de Assessment Cultural, essa alternativa de análise busca compreender os fatores que motivam o indivíduo dentro da empresa. Através dele, é possível identificar se o profissional está motivado com a função e o cenário o qual ele está inserindo, analisando desde pontos ligados à gestão da empresa até o comportamento de seus líderes.
  • Análise de desempenho: avaliar os padrões para o melhor desempenho produtivo do profissional, levando em consideração variados fatores que influenciam no trabalho, como a rotina, cenário e recursos que o indivíduo tem para executar o seu serviço.

Abaixo, listamos as principais finalidades de aplicação do Assessment:

  • – Seleção de novos colaboradores
  • – Desenvolvimento de colaboradores
  • – Planejamento de carreira
  • – Retenção de talentos
  • – Sucessão

Com a finalidade definida, o profissional de Recursos Humanos (RH) ou coalching elabora um formulário com questões que vão mapear os comportamentos do profissional e, através das respostas, será possível entender a filosofia de trabalho da pessoa.

Método DISC

Como explicamos no tópico anterior, não existe um padrão de Assessment. Contudo, um dos principais métodos de aplicação dessa ferramenta é o DISC, outro termo inglês – que significa Dominance, Influence, Steadiness and Conscientiousness – cujo objetivo é analisar quatro importantes características: dominância, influência, estabilidade e cautela.

Um profissional pode apresentar esses quatro comportamentos, mas através do DISC é possível identificar qual é mais presente nele e como isso pode ser trabalhado para que a pessoa seja inserida em um cargo no qual ela se sentirá segura e confiante, contribuindo não apenas para o seu desenvolvimento, mas, também, para o crescimento coletivo.

Como o Assessment pode ser importante?

Essa é uma pergunta que pode ser respondida por dois pontos de vista, da empresa e do profissional. Olhando pelo lado empresarial, o Assessment é uma ferramenta de gestão de competências que buscará alinhar as habilidades do colaborador com as exigências para a função. Resumindo: se o profissional tem as habilidades técnicas e comportamentais para desempenhar a função à qual ele será contratado ou remanejado dentro da companhia.

No mundo corporativo, existe o conceito de que o sucesso de uma empresa está diretamente atrelado à capacidade de seus colaboradores manter-se em constante desenvolvimento, sempre explorando seus pontos fortes e reduzindo as chances de que suas fraquezas se sobressaiam. E é justamente nesse ponto que se dá a importância da ferramenta.

Sabe aquele discurso político de “pessoas certas nos lugares certos”? É exatamente esse o objetivo, inserir profissionais capacitados tecnicamente e que tenham características para atuar na função, como por exemplo, selecionar uma pessoa com perfil de liderança em um cargo que exige um líder.

Além deste trabalho, o Assessment também funciona como um instrumento de gestão para que as empresas, a partir das informações coletadas no teste, execute ações que vão ajudar no desenvolvimento do colaborador ou do grupo de colaboradores.

Assessment para os profissionais

Falamos sobre a importância do Assessment para as empresas, mas como ele pode ser benéfico para o profissional? A resposta é simples, autoconhecimento. A capacidade de se desenvolver e atingir um nível de excelência profissional está ligada à habilidade de se conhecer e saber seus potenciais e pontos que podem ser melhorados.

Para os profissionais, uma das metodologias mais recomendadas é a que trata sobre o planejamento de carreira, pois através dela ele irá desenvolver suas habilidades a curto, médio e longo prazo até conseguir atingir o nível esperado para conquistar um determinado cargo.

Mais do que a questão técnica, a pessoa pode usar o teste como um ponto favorável na relação com os colegas de profissão e compreender se, realmente, ele tem perfil para estar naquela função. Se a resposta for não – por exemplo, a pessoa almeja um emprego com características de líder, mas ao fazer o teste, percebe que não tem esse tipo de perfil – o Assessment também pode ajudar, pois será possível identificar – com a ajuda de um profissional especializado em RH ou psicologia – como trabalhar seus comportamentos para se tornar um líder ou gestor.

Conclusão

Assessment é uma ferramenta para otimizar o desenvolvimento profissional e lapidar talentos conforme a filosofia e características da empresa. Desta forma, ganha o indivíduo que passa a se conhecer melhor e trabalhar comportamentos que precisam ser evoluídos, e a empresa, que mantém em seu corpo de colaboradores, pessoas capacitadas para suas funções e que estejam de acordo com as diretrizes organizacionais da companhia.


Veja mais

Comércio a venda – Conheça as oportunidades

Venda de fazenda – Como comprar ou vender no setor agrícola

Fábrica à venda – Como investir no setor industrial

Academia à venda – Conheça as oportunidades no setor

Brasil empresas – como empreender com menor risco

Negócios lucrativos – como encontrar empresas para investir

Fazenda à venda: como investir no setor agrícola

Salões de beleza à venda são bons negócios para empreender

6 dicas para escolher um bom imóvel comercial

Quiz de personalidade – analise seu padrão comportamental para o empreendedorismo

Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado

Bom negócio RJ – Como empreender um bom negócio no RJ

Depósito de gás é um bom negócio para empreender

6 dicas para escolher um bom imóvel comercial

Salões de beleza são bons negócios para empreender

Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio

Fusões e aquisições – o que é e para que serve?

Avaliação de empresas – Tudo o que você precisa saber

6 itens críticos na negociação de uma oferta de compra