Você sabe quanto vale a sua empresa? Conheça a ferramenta de avaliação de empresas do meuBiZ!

 

A cada dia que passa, mais e mais empreendedores têm feito uso da avaliação de empresas, também chamado de valuation. Se você ainda não se deparou com esse termo, fique tranquilo. Explicaremos tudo sobre isso nesse post.

 

Como quase tudo que vendemos e que possui um valor relativamente mais alto, por exemplo, um carro ou uma casa, existem parâmetros relativamente claros de avaliação. No caso dos veículos existem índices de preço que referenciam o valor de compra e de venda. E no caso de uma casa também existem parâmetros de preço por metro quadrado em uma região ou outra.

 

Ainda assim, quase sempre fazemos uso de um avaliador de imóveis ou de um mecânico para certificar que o preço não está muito acima ou abaixo dos parâmetros de mercado.

 

No entanto, o valuation não serve somente para avaliar um negócio no momento de vendê-lo. A outra função dele é permitir que o empresário saiba como está a saúde da empresa. Isso porque o processo e o resultado da avaliação de empresas fornecem ao empreendedor um panorama geral da empresa em seus aspectos financeiro e contábil, além de insights sobre como melhorar a performance do negócio.

 

Com isso, muitos empresários têm buscado realizar o valuation de seus negócios, ainda que não tenham o objetivo imediato de vender a empresa.

 

Avaliação de empresas no processo de compra e venda

Para a avaliação de empresas o exemplo também é oportuno. O valuation é um item importante no processo de compra e venda de um negócio. O objetivo dele é atribuir ou arbitrar um valor justo de venda do negócio.

 

Um preço além dos preços de mercado pode fazer com que o proprietário do negócio não encontre nenhum interessado. Por outro lado, um preço muito baixo não tem vantagem alguma. Essa é a importância da avaliação de empresas.

 

Como fazer a avaliação de empresas

 

Estabelecer o preço real de um negócio nem sempre é tarefa simples. Existem duas formas de fazer isso: a primeira é fazendo você mesmo e a segunda é contratando um profissional para isso, que pode ser uma empresa/consultoria ou um avaliador de negócios independente.

 

Se a sua opção for realizar a avaliação de empresas por si mesmo, devo lhe avisar que o processo pode ser trabalhoso para ser aprendido, mas não impossível. Veja quais são as metodologias mais utilizadas e como escolher a metodologia mais adequada para avaliar o seu negócio.

 

Consultores profissionais fazem uso de diferentes métodos ou abordagens de avaliação, mas as principais são três: Fluxo de Caixa Descontado, Valor Patrimonial e Múltiplos de Mercado.

 

Faça a avaliação online da sua empresa.

 

Conheça cada uma das metodologias de valuation.

 

Quanto tempo leva para avaliar um negócio

 

Essa talvez seja a pergunta mais difícil de ser respondida, pois a avaliação empresarial depende tanto do avaliador, quanto do empresário. Isso porque o valuation é baseado em informações do negócio, que devem ser repassadas pelo proprietário.

 

Apesar disso, podemos estimar com certo grau de acerto que o tempo médio para avaliar um negócio é entre um e dois meses, a partir da entrega das informações solicitadas pelo consultor ou avaliador. Portanto, se você tem pressa, é fundamental ter todos os dados preparados e organizados com antecedência.

 

Como é feito o valuation

 

Quando se contrata um avaliador, o primeiro passo é agendar uma reunião ou entrevista com o empresário para compreender suas necessidades, planos, a organização das informações.

 

Após essa primeira etapa, o consultor irá iniciar a avaliação, analisando os dados financeiros, o mercado onde o seu negócio atua e a estratégia da empresa. Parte do desafio é analisar o fluxo de caixa, projetá-lo em 5 ou 10 anos e trazê-lo a valor presente.

 

Se a sua empresa possui muitos ativos tangíveis, como máquinas e equipamentos, será necessário fornecer também um inventário para que os avaliadores considerem esses ativos.

 

Na fase de produção da avaliação, os consultores poderão e deverão entrar em contato com o empresário para tirar dúvidas e complementar as informações repassadas. Isso é totalmente normal pois, a empresa vai sendo descoberta à medida em que se avançam no valuation.

 

Quanto custa avaliar uma empresa

 

A opção de contratar uma consultoria ou avaliador independente é, sem dúvida, a melhor delas, se você tem recursos disponíveis. Um avaliador profissional é capaz de apresentar um relatório detalhado sobre as finanças da empresa e, inclusive, indicar caminhos para valorizar o negócio.

 

Mas quanto custa esse serviço? O preço de uma avaliação realizada por consultorias ou avaliadores independentes costuma variar conforme o porte/faturamento do negócio e com a região. Em São Paulo, por exemplo, é possível encontrar avaliações feitas a partir de R$ 4 mil para micro empresas. Mas, infelizmente, não existe uma tabela de preços e a qualidade do resultado também pode variar. Por isso, indicamos que pesquise bastante, caso essa seja a sua opção.

 

Outra possibilidade é contratar uma avaliação online, cujo preço é acessível e o resultado é instantâneo. Nesse caso, você não precisará compreender tudo sobre finanças, o que facilita muito para o empresário que precisa de um resultado mais simples e com rapidez.

 

Como a maioria dos empresários não detêm conhecimento sobre finanças, recomendamos a realização da avaliação online para quem precisa de uma referência imediata.

 

Busque imparcialidade

 

Contratar ou realizar uma avaliação empresarial exige imparcialidade. Mas existem avaliadores que vendem o serviço de valuation e acabam entregando o valor que mais agrada ao empresário. Em outras palavras, esses consultores simplesmente buscam justificar o preço que o proprietário quer ou espera ter.

 

Esse tipo de avaliação terá tanto valor quanto um peso de papel. Por isso, enquanto proprietário, busque avaliadores imparciais e de qualidade, que lhe dirão a verdade sobre seu negócio. Não busque consultores para “forçar” um preço que a empresa não vale.

 

Como encontrar um avaliador

 

A forma mais simples e certeira de encontrar uma consultoria ou avaliador de empresas independente é por meio de indicações de pessoas que já realizaram o serviço.

 

Se preferir a avaliação online, clique aqui e obtenha o relatório de valor do seu negócio de maneira profissional e com qualidade.

 


 

Saiba mais:

Negócios e oportunidades – compra e venda de empresas

Valuation – Como calcular o valor de uma empresa

Por que você deve planejar a ruptura com seu sócio