Curitiba é a capital do estado do Paraná e tem uma população de mais de 3 milhões de habitantes, considerando-se sua área metropolitana. A cidade é conhecida pelas suas ruas largas e por ter uma população oriunda de imigrantes europeus. Outro grande destaque de Curitiba é a educação, tida como a menor taxa de analfabetismo e a melhor qualidade no ensino básico entre as capitais. Todos esses pontos, acompanhados de uma excelente economia, são motivos para empreender um bom negócio em Curitiba.

 

O setor econômico

 

Curitiba possui a maior economia do seu estado, além de estar no top 5 das economias brasileiras. Como maior influenciador no PIB, o setor de prestação de serviços vem na liderança, como cargo chefe das movimentações econômicas da cidade. Logo, aqui parecem estar as maiores probabilidades de se ter um bom negócio em Curitiba. A cidade conta com mais de 10 shoppings centers, além de uma enorme rede de comércio, que é influenciado pela renda de sua população, considerada relativamente alta.

 

O setor industrial segue como a segunda maior potência de Curitiba. O seu parque industrial abriga uma diversidade enorme de ramos econômicos, sendo um diferencial da capital. Ao todo, a cidade abriga mais de novecentas fábricas e duas grandes indústrias automobilísticas que estão localizadas na grande Curitiba: Renault e Volkswagen.

 

Além disso, Curitiba foi escolhida diversas vezes como “A Melhor Cidade Brasileira para Negócios” pela Revista ExameOutra curiosidade é que a possui um dos maiores centros manufatureiros do Brasil, onde é provável encontrar um bom negócio em Curitiba.

 

Curitiba também conta com um dos melhores sistemas de transportes públicos do país, sendo referência para diversas cidades e países, além de deter dois aeroportos e uma excelente localização geográfica. A cidade está localizada entre as principais capitais do Sul e do Sudeste do Brasil, além de sua proximidade com países do Mercosul como Argentina, Uruguai e Paraguai.

 

As oportunidades da cidade

 

Se você busca um bom negócio em Curitiba, pode começar pelo setor de comércio. Com uma alta considerável no ano de 2017, este segmento é um destaque da cidade, conforme já mencionado.

 

No comércio, os melhores desempenhos nos últimos anos puderam ser percebidas na venda de combustíveis e lubrificantes, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação. Outro segmento com bom desempenho foi o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

 

Outros segmentos que vem crescendo são os serviços prestados a famílias, como hotéis, restaurantes, alojamentos e similares.

 

Empreendendo um bom negócio em Curitiba

 

Similar a outras cidades brasileiras, um dos maiores desafios de quem resolve empreender em Curitiba é a burocracia. No entanto, a capital do Paraná vem buscando reduzir as dificuldades nesse processo. Obter acesso a uma Consulta Prévia de Viabilidade para abrir um negócios costumava demorar 40 dias e, atualmente, leva-se apenas 4.

 

Outro destaque para quem busca empreender um bom negócio em Curitiba é o capital humano. Como já mencionamos, o ensino na capital paranaense tem uma das melhores posições e a cidade é considerada a terceira melhor do país, de acordo estudo da Endeavor.

 

Onde empreender em Curitiba?

 

Curitiba possui regiões importantes e com ótimas possibilidades. Listaremos três bairros onde você pode ter um bom negócio em Curitiba.

Bairro Betel

 

Esse é considerado o segundo centro de Curitiba. O bairro conta com três shopping centers, hospitais, teatros, cafés, cinemas e restaurantes. Tudo isso acompanhado de um forte ponto cultural: o Castelo do Betel. O bairro também está bem localizado, a menos de 5 minutos do grande centro da capital paranaense.

 

Bairro Água Verde.

 

O bairro leva o nome do rio Água Verde, que corta a região e deságua no rio Belém. A região mescla uma área residencial com uma rica área comercial, repleta de prédios corporativos e escritórios.

 

Por isso, o lado comercial do bairro é muito forte, com grande destaque para área de alimentação. Durante o fim de semana o movimento se concentra em torno dos diversos bares e restaurantes na região das Avenidas Água Verde, Iguaçu e Sete de Setembro.

 

Bairro Juveve

 

O bairro de Juveve também concentra regiões comerciais e residenciais e é atravessado pela avenida João Gualberto. Com edifícios de todos os tamanhos e tipos, o bairro também é famoso pela gastronomia e possui excelentes oportunidades. Muito bem localizado, Juveve possui, ainda, uma diversidade de hospitais, escolas, rede bancária, além de feiras livres de artigos artesanais.

 

Conclusão

Portanto, após essa breve análise da capital paranaense, podemos observar como esta é uma cidade com grande potencial para quem quer empreender. A cidade fornece um rico ambiente e uma estrutura de excelente nível para quem desejar ter um bom negócio em Curitiba. Não é a toa que a cidade está posicionada entre as melhores nos rankings de empreendedorismo.

 

Curitiba tem muitas oportunidades e muitos negócios à venda. Confira aqui as empresas disponíveis na cidade!

 


 

Veja mais:

Como criar ou encontrar um bom negócio em Brasília

Como empreender um bom negócio no RJ

Saiba como ter um bom negócio em BH

O que você precisa saber para ter um bom negócio em SP

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?