Encontrou um comércio à venda e ficou pensativo sobre o assunto? Seria esse um investimento de alto risco ou o retorno financeiro é compensatório? Essas dúvidas pairam sobre a cabeça de qualquer investidor, e é bom que haja o receio, pois, desta forma, o interessado tende a buscar informações a respeito do mercado que deseja investir para se capacitar e empreender de forma efetiva, garantindo o sucesso do estabelecimento.

 

Se você é uma dessas pessoas que encontrou ou está pensando em adquirir um comércio à venda e está em busca de conhecimento para dar os primeiros passos, aqui é o lugar certo, pois neste conteúdo vamos te mostrar o que é o comércio, pontos positivos de se investir na atividade e quais os segmentos estão em alta na economia nacional. Boa leitura!

 

Comércio à venda: conheça mais sobre a atividade comercial

 

Quando se ouve a palavra comércio logo vem à cabeça as lojas tradicionais, como de roupas, sapatos, utensílios domésticos, padarias, supermercados, entre outros. Mas o conceito de comércio, por mais simples que seja, vai além disso: significa a troca, venda ou compra de produtos.

 

Há dezenas e dezenas de anos, existia o comércio direto, quando as pessoas compravam algum bem e, em troca, davam outra mercadoria de valor. Hoje em dia, existe o comércio indireto, quando a negociação é realizada através de uma compensação financeira.

 

Com o passar das décadas, a atividade comercial cresceu bastante e, hoje, além da comercialização interna, também existe as compras e vendas com o mercado externo, chamadas de importações e exportações. Essa é um ponto importante para quem quer empreender no “comércio à venda”, pois com as altas constantes do dólar nos últimos tempos, a lucratividade pode ser alta em um curto espaço de tempo quando se encontra uma oportunidade de exportar.

 

 

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Comércio no Brasil: como funciona?

 

No Brasil, o governo considera atividades comerciais referentes à origem das mercadorias – se são nacionais ou de outros países – e o seu destino – qual tipo de consumidor, uso e mercado. Para ter um melhor controle do que é considerado como setor comercial e avaliar os resultados ano a ano, as atividades são divididas em três:

 

  • – Comércio por atacado: são consideradas deste grupo as empresas de grande porte que atuam como distribuidoras e revendem para os estabelecimentos varejistas.

 

  • – Comércio varejista: estabelecimentos de médio ou pequeno porte que comercializam os produtos para o consumidor final.

 

  • – Comércio de veículos, peças e motocicletas: segundo o governo brasileiro, este segmento abrange as empresas que atuam no comércio atacadista, varejista e de serviços e que revendem bens de alto valor médio e duráveis.

 

Tipos de comércio em alta

 

Muitas pessoas encontram um comércio à venda, investem, mas se arrependem diante dos maus resultados do empreendimento. Cuidado para não fazer parte do grupo de quem entra no mercado apenas para ser mais um. Para ser diferente, um dos fatores essenciais para o sucesso é saber em qual segmento injetar o dinheiro.

 

A pandemia de Covid-19 impôs um desafio a mais para quem quer empreender, mas não impediu tal iniciativa. Os reflexos provocados pelo coronavírus aliado à tecnologia cada vez mais aprimorada colocam alguns negócios em alta para os próximos anos. Confira sete opções para investir:

 

  • Alimentação
  • Informática
  • Beleza
  • Pet shop
  • Esportes
  • Produtos para o agronegócio
  • Produtos artesanais

 

E-commerce: a era digital

 

Estamos vivendo o século da tecnologia e não se pode deixar de falar no e-commerce. Se você encontrou um comércio à venda no ambiente virtual, não descarte a oportunidade sem avaliar o custo-benefício antes. E-commerce é o comércio digital, ou seja, todo o procedimento de compra, venda e troca de produtos acontece pela internet.

 

O alcance cada vez maior das redes sociais ajudou a impulsionar este modelo de negócio. Prova disso são os números em constante evolução ano após ano. Em 2019, segundo análise da NeoTrust, o e-commerce brasileiro faturou R$ 75,1 bilhões, resultando um crescimento de 22,7% na comparação com 2018. Já em 2020, espera-se uma elevação ainda mais expressiva, tendo em vista a pandemia de Covid-19, que forçou as pessoas a ficarem em casa e fomentou as negociações online.

 

 

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Importância do comércio para a economia nacional

 

Por ser um setor que engloba mais de 1,5 milhão de empresas em todo o Brasil, o comércio tem grande relevância para a economia nacional. O estudo que avalia as estatísticas do mercado é a Pesquisa Anual de Comércio (PAC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja última edição é referente ao ano de 2018.

 

O levantamento mostra, entre outros balanços, que o setor comercial emprega mais de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil e, que, em 2018, a receita operacional líquida de todas as unidades comerciais somou R$ 3,7 trilhões, com destaque para os comércios atacadistas e varejistas, que foram responsáveis por quase 91% do faturamento.

 

Empreender um comércio: como fazer?

 

O primeiro passo para investir no comércio à venda é conhecer e definir qual negócio você irá explorar e qual público se pretende atingir. Decidida essa etapa, é a vez de se aprofundar nas questões estratégicas, tanto na parte financeira quanto na parte de divulgação, e de formalização.

 

Na parte financeira, o empreendedor terá de elaborar um plano de negócios com o planejamento do investimento inicial e capital de giro, por exemplo. Existe no mercado muitas empresas de crédito que auxiliam pequenos, médios e grandes investidores a impulsionar seus negócios com juros acessíveis e longas parcelas de financiamento.

 

Já no que se refere às estratégias de divulgação, também chamadas de marketing, a dica é procurar especialistas no assunto para saber como e quando atingir o público-alvo, levando informações relevantes para que ele se interesse e adquira seus produtos.

 

Também é preciso se atentar à formalização, regularizando o comércio junto às políticas municipais, estaduais e federal. A formalidade é burocrática, mas essencial para o sucesso do empreendimento, além da credibilidade perante aos consumidores.

 

Encontre um comércio pela internet

 

Encontrar um comércio à venda pela internet é possível e cada vez mais comum. Um bom lugar para pesquisar é no site meuBiZ, plataforma especializada em anúncios de empresas em operação, franquias e pontos comerciais.

 

Você pode pesquisar pelo tipo de segmento e localidade, podendo encontrar algo pertinho de você. Em cada anúncio são disponibilizadas informações sobre o vendedor, o que passa mais segurança e credibilidade para fazer a compra. Se o seu objetivo é vender um comércio, o meuBiZ também possibilita essa operação, conectando você à diversos compradores em todo o país. Acesse o site e inicie o investimento dos sonhos.

 

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