O Rio de Janeiro é um grande centro comercial brasileiro. Com foco especial para o turismo e grandes eventos, a cidade é um dos destaques também no empreendedorismo. Nesse artigo, apresentaremos algumas alternativas para empreender um bom negócio no RJ.

 

Um pouco de história


Entre as cidades brasileiras mais conhecidas no mundo, a Cidade Maravilhosa é, sem dúvida, a primeira delas. O Rio de Janeiro já foi a capital do do Brasil de 1793 a 1960 e se destaca também por ser um polo econômico. Atualmente, o Rio tem cerca de 6,5 milhões de habitantes, sendo a segunda cidade mais habitada do país.

 

Apesar dos anos de crise e das constantes notícias negativas, 2017 foi de crescimento na economia do estado do Rio e, consequentemente da capital carioca. As exportações foram as principais responsáveis, com aumento de 41%, além do varejo, que cresceu cerca de 2,4% até setembro de 2017.

 

Isso sem mencionar o turismo que é o ponto alto do Rio de Janeiro. Seja em eventos de alta temporada, como Carnaval e o Reveillon, como em períodos de baixa temporada, o turismo atrai cerca de 2 milhões de estrangeiros todo ano para a cidade. A título de exemplo, desde 2010, o Carnaval vem atraindo cerca de R$15,2 bilhões para o Rio de Janeiro. Os comerciantes locais agradecem! 

 

O destaque econômico de 2017

Responsável por 21,2% do Produto Interno Bruto nacional, o setor industrial vem sendo o ponto chave no Rio de Janeiro. Investir no ramo industrial foi um bom negócio para os empresários em 2017, com um crescimento de 8,7% observando dados de agosto dos mesmos anos. Quando analisado o mês de setembro o índice chegou aos 11,3%.

 

Esse resultado positivos foi impulsionado pelos setores de petróleo, biocombustíveis e veículos, um dos destaques econômicos do Rio de Janeiro. Como se sabe, o estado do Rio de Janeiro é o principal conglomerado petrolífero do Brasil e sede da Petrobras.

 

As preferências dos cariocas

Estima-se que o Rio de Janeiro com a segundo maior quantidade de franquias no Brasil, perdendo apenas para São Paulo. São mais de 13 mil lojas franqueadas e mais de 300 marcas. As áreas preferidas dos cariocas são os setores de alimentação, esporte, saúde e lazer e vestuário.

 

Quando se trata de ter um negócio, ser franqueado ou comprar um negócio em operação pode significar estar um passo à frente, embora isso não exclua o fato de que ainda assim você terá diversas responsabilidades em comum com empresas que iniciam do zero, como por exemplo escolher o melhor local, recrutar colaboradores, possuir um planejamento estratégico e buscar por um escritório de contabilidade no RJ para realizar o cálculo e a emissão de impostos e se responsabilizar pelo controle e movimentação financeira da empresa.

 

Uma das vantagens é já começar com um nome conhecido e com uma clientela. . Uma das vantagens é já começar com um nome conhecido e com uma clientela. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens de empreender um bom negócio no RJ, seja em franquia ou empresas em operação.

 

Quais os hábitos culturais dos consumidores?

O carioca, em geral, possui hábito de apreciar a praia, mas também a cultura. A pesquisa Perfil Cultural dos Cariocas, publicada pelo Globo revela que os homens são quem veem mais filmes e exposições, enquanto as mulheres têm maior interesse maior por eventos culturais em geral. Mais da metade dos entrevistados, por exemplo, tem interesse em eventos como shows.

 

Pesquisas assim demonstram que o ramo do entretenimento é uma ótima oportunidade de bom negócio no RJ.

 

 

Encontre empresas à venda

 

Quando seu público são os jovens…

 

Pela facilidade e acesso à internet, os jovens que vivem no Rio estão sempre ligados ao que acontece e são capazes e curiosos para pesquisar sobre novidades e preços. Isso tem forçado as marcas a mudarem seus comportamentos, abandonando um pouco a ideia da moda por temporada e buscando estarem atualizados a todo momento. Esse novo modelo faz com que as empresas tenham que se inovar cotidianamente.

 

Nesse sentido, uma dica importante é manter-se atualizado e proporcionar experiências sensitivas aos jovens. Não somente o produto ou serviço importa a eles, mas como eles são envolvidos e experimentam o momento da compra. Esses pontos podem ser um diferencial para quem planeja ter um negócio com foco no público jovem.

 

O turismo é um bom negócio no RJ

 

Já ressaltamos como o turismo é forte no Rio de Janeiro. Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo estima que 92% dos turistas recomendariam o estado para seus amigos e parentes.

 

Isso mostra como o turismo no Rio é considerado uma vitrine do Brasil para o mundo, e pode atrair muitas oportunidades para empreender um bom negócio no RJ. Um dos pontos positivos dessa força do turismo é a externalidade que gera sobre os demais setores, movimentando diversos outros segmentos como comércio, transportes e alimentação. 

 

Oportunidades como essas abrem portas, para que as épocas de baixa temporada sejam também um ponto forte do Rio de Janeiro.

 

Concluindo

 

Apesar dos desafios, o Rio de Janeiro sempre foi uma cidade onde fluem as oportunidades, seja no setor de turismo, seja na indústria petroquímica. Saber escolher o setor no qual empreender pode ser a chave para quem busca empreender um bom negócio no RJ.

 

Ficou animado com as oportunidades no Rio? Confira as empresas à venda no estado!

 

 

Encontre empresas à venda

 

 


 

Veja mais:

Empresa mineira representará o Brasil em conferência de startups

Como ter um bom negócio em BH

O que você precisa saber para ter um bom negócio em SP

Startup brasileira participará de rodada de investimentos nos Estados Unidos

Startup brasileira é selecionada para a Collision 2018

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?