Como expandir sua rede e melhorar o rendimento dos franqueados

como-expandir-rede-franqueados

É o que todo empreendedor deseja: expandir a rede e garantir que seus franqueados estejam muito bem remunerados. Mas nem sempre é fácil conseguir bom rendimento. Para isso, é preciso muito preparo, conhecimento do negócio e do mercado, equipe capacitada e investimento constante.

Se o seu negócio está validado, com a proposta confirmada e com investimentos em andamento, mas mesmo assim a franquia não está garantindo a rentabilidade esperada, é preciso rever os processos. Como gestor da rede, é necessário entender as necessidades, as dúvidas e os problemas dos seus franqueados. Para isso, a comunicação entre as partes deve ser rápida, dinâmica e eficiente. Isso pode ser alcançado por meio da tecnologia e de um sistema desenvolvido por quem entende as dores enfrentadas por franqueadores e franqueados.

Com o auxílio das ferramentas certas, a rede se abastece de mecanismos que permitem a expansão escalável do modelo, garantindo que os aspectos técnicos sejam realizados de maneira eficiente, contemplando as necessidades da marca em todo o território de atuação. Um modelo otimizado de comunicação e suporte facilita também o atendimento aos franqueados, que estarão melhor respaldados e terão um canal de contato eficiente para resolver seus problemas de maneira rápida e prática.

O modelo otimizado de comunicação e suporte aos franqueados

Para um modelo otimizado de comunicação, é importante apostar na tecnologia existente. Veja alguns pontos positivos:

  • Automatização de processos – Processos que antes eram lentos e levavam tempo desnecessário para serem feitos, com o auxílio da tecnologia na franquia podem ser feitos de maneira automática, facilitando tarefas e deixando tempo para que o franqueador se foque no que é realmente importante para a franquia.
  • Disponibilidade da informação – com uma plataforma online para gestão de franquias é possível garantir que os dados estarão sempre lá quando você precisar.
  • Comunicação e suporte centralizados – Com uma tecnologia robusta para sua franquia, não será mais necessário o envio de milhares de e-mails e mensagens todos os dias. Tudo fica concentrado em um único lugar, facilitando e otimizando a comunicação.
  • Controle da franqueadora – Tudo pode passar pela aprovação da franqueadora, já que é ela que detém os comandos do sistema. Dessa forma, os responsáveis ficam sabendo do andamento das franquias, de suas dúvidas, e podem ser mais assertivos em treinamentos ou em prevenção de crises.

Em que processos essa tecnologia pode ser eficiente:

 
  • – Envio de comunicados
  • – Dúvidas de franqueados
  • – Envio de manuais
  • – Sessões de treinamento
  • – Troca de mensagens
  • – Comunicação com fornecedores
  • – Auditorias das franquias

Com um processo automatizado fica muito mais fácil também extrair informações, gerar conhecimentos e melhorar a estrutura. Com a automatização da comunicação com fornecedores, por meio de um sistema integrado que permita ao franqueado fazer todos os pedidos por meio de uma única plataforma, é possível extrair informações, por exemplo, de quanto a franquia comprou de um mesmo produtor ao longo do mês e barganhar condições mais favoráveis.

Outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de chegar mais longe. Em qualquer lugar do país é possível, com internet, ingressar na plataforma da franquia e ter acesso a todos os dados da rede ou da unidade. Com um facilitador poderoso fica mais fácil dar a atenção correta às unidades e entender onde deve ser o investimento para que elas alcancem resultados melhores.

É importante lembrar sempre que o investimento apenas em tecnologia não funciona. É preciso que todos os materiais e estratégias da franquia estejam alinhados e validados, assim como a equipe, que deve ser preparada para atender às necessidades das unidades. A tecnologia potencializa esses processos, tornando mais fácil a expansão e o acompanhamento da franquia.

Veja aqui mais dicas de como melhorar o suporte aos seus franqueados.

Para mais informações: Central do Franqueadoé uma plataforma online para Suporte, Gestão e Comunicação de Redes de Franquias. http://centraldofranqueado.com.br/ www.facebook.com/centraldofranqueado contato@centraldofranqueado.com.br]]>

Inscreva-se para não perder nenhuma atualização do portal

Participe da nossa comunidade sobre compra e venda de empresas com mais de 100 mil pessoas em todo Brasil.