A melhoria do cenário econômico tem colocado à tona milhares de oportunidade de negócio para os brasileiros que desejam iniciar seu caminho como empreendedores. Com o fim da recessão, o Brasil apresentou uma taxa de crescimento do PIB de 0,2% no último trimestre, fazendo surgir milhares de oportunidades.

Um dos sinais dessa retomada é o aumento no volume de transações realizadas no mercado de fusões e aquisições. Segundo o relatório Transactional Track Record, esse setor demonstrou elevação de 22,87% em relação ao mesmo período do ano anterior, com a realização de 79 transações de grande vulto.

O mercado de fusões e aquisições é um dos indicativos de retomada do vigor econômico, já que demonstra a propensão de empresários e investidores de confiarem na economia. Nesse caso, o Brasil poderia ser enxergado como próximo alvo para entrada de capital estrangeiro em busca de negócios nacionais.

Segundo Gustavo Garcia, fundador do meuBiZ, especializado em compra e venda de empresas, o retorno do equilíbrio econômico tem criado um ótimo momento também para os brasileiros que estão em busca de uma negócios e oportunidades. “O mercado está borbulhando de empresas à venda com bons preços, para quem busca o caminho do empreendedorismo”, afirma.

A compra e venda de empresas é um tipo de operação que ocorre com frequência cada vez maior entre grandes corporações e tem ganhado espaço também entre pequenos e médios negócios. Em países desenvolvidos, como Austrália e Estados Unidos, esse tipo de operação se assemelha ao mercado de imóveis, com milhares de transações sendo realizadas anualmente.

No Brasil, é mais fácil verificar esse tipo de operação sendo realizada a partir da venda de um ponto comercial, de uma loja ou restaurante. No entanto, o setor tem se fortalecido e profissionalizado ao longo dos anos, afirma Garcia. “Apenas no primeiro semestre de 2017, reportamos um aumento de mais de 300% na busca por compras e vendas de negócios, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica.

Dessa forma, uma das maneiras para identificar uma oportunidade de negócio é buscar por empresas à venda, que pode oferecer um caminho mais rápido e assertivo para entrar no mundo dos negócios. “Esse segmento tem espaço para avançar mais, já que muitos empresários estão começando a enxergar a alternativa de colocarem seu negócios à venda”, conclui.

 

Veja mais:

Os riscos da recuperação da economia brasileira

Mercado de fusões e aquisições cresce no mês de agosto

Como minimizar os riscos ao comprar um negócio em operação