Nunca compre uma empresa sem saber quais são seus passivos e dívidas, sejam elas trabalhistas, tributárias ou com fornecedores. E como saber se uma empresa tem dívidas?

 

Dívidas de pessoas jurídicas x dívidas de pessoas físicas

 

É muito comum, no Brasil, que as pessoas cedam seus nomes para que outras possam abrir uma empresa. Algumas abrem o negócio no próprio nome, mas são leigas quando se trata de administrá-lo, de pagar impostos e realizar o controle do fluxo de caixa.

 

Essa falta de informação pode ter efeitos drásticos sobre a empresa e sobre o nome do sócio ou proprietário. Falta de controle das finanças faz com que a empresa tenha dívidas e sujem os nomes de seus proprietários na praça.

 

Todos os bons administradores sabem que, para realizar bons negócios, é fundamental estar em dia com as contas, com os credores e, principalmente, com o governo.

 

Sabendo dessa realidade, é muito importante que um comprador de empresas pesquise bastante antes de entrar em qualquer negócio. Se você se identifica com essa situação, vamos te mostrar como saber se uma empresa tem dívidas e como pesquisar essas dívidas.

 

1. Pesquise o CNPJ

 

Em primeiro lugar, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é obrigatório para todas as empresas. É a forma que a Receita Federal tem para registrar e identificar todos os estabelecimentos. Então, a primeira atitude a ser tomada é solicitar ao proprietário o número do CNPJ da empresa.

 

Outra forma de consegui-lo, sem ter de solicitar ao proprietário é fazer uma pesquisa no Google utilizando o termo “CNPJ + nome da empresa”. Existem diversos sites que podem te apresentar esse resultado. Se não houver nenhum registro daquela empresa, significa que, legalmente falando, ela pode não existir.

 

2. Busque mais informações sobre a empresa

 

Com o número do CNPJ em mãos, você terá acesso a muitos outros dados, como endereço, data de abertura, situação cadastral, nome empresarial, natureza jurídica e, até mesmo, nome dos sócios e capital social. Essa consulta pode ser feita gratuitamente pelo site da Receita Federal.

 

3. Vá além na pesquisa do CNPJ

 

Além dessa pesquisa inicial, um interessado deve realizar também uma busca mais profunda sobre a empresa para descobrir processos judiciais envolvendo a empresa, dívidas, inscrições no Serasa e SPC.

 

Nesses últimos, você pode fazer online. No entanto, para fazer buscas judiciais e tributárias, é importante contar com o apoio de um advogado ou contador, profissionais que conhecem esses trâmites e podem lhe fornecer um parecer sobre a empresa.

 

Possíveis razões para empresas terem dívidas

 

Uma empresa com nome sujo certamente não quitou uma determinada dívida ou está com pendência fiscal ou judicial. A inadimplência se dá, na maioria dos casos, porque as empresas fazem empréstimos sem planejamento.

 

Para reverter a situação, é preciso quitar ou até mesmo renegociar a dívida e dessa forma ter o nome da empresa limpo novamente.

 

Nome sujo é ruim para os negócios

 

Ter dívidas é uma situação muito arriscada para as empresas. Suas ações ficam limitadas, não sendo possível parcelar compras nem obter financiamento. Com o tempo, a empresa perde credibilidade com seus fornecedores e até mesmo com os seus clientes.

 

Para manter um negócio de sucesso é preciso ter planejamento preventivo e cálculo de riscos. Pensar previamente é fundamental para que não sejam feitos empréstimos pelos quais a empresa não poderá pagar.

 

Portanto, se você deseja saber se uma empresa tem dívidas ou não, é possível através da realização de consultas online ou da contratação de um serviço específico. Se não houver registro, mas mesmo assim o estabelecimento estiver funcionando, é possível presumir que está exercendo suas atividades na ilegalidade.

 

 

Avalie uma empresa

 

 


Saiba mais:

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?

Aquisição de empresas: 5 diretrizes para evitar o insucesso

3 perguntas para responder antes de abrir ou comprar um negócio

Valuation – Como avaliar uma empresa

Negócios e oportunidades – Como empreender de maneira bem sucedida

Passando o Ponto Comercial – Como colocar o ponto à venda

Ponto comercial – Veja como passar ou vendê-lo

Tipos de temperamento podem influenciar uma carreira

Teste de temperamento – Avalie seu comportamento profissional