Grande parcela dos dados econômicos apontam que a região Sudeste é o maior polo de empreendedorismo no Brasil. A princípio, temos São Paulo e Rio de Janeiro como as capitais de destaque. Mas fora dos grandes holofotes, a capital mineira entra como a perfeita oportunidade para o empreender. Com um número inferior de concorrentes, segundo o Destino Negocio, Belo Horizonte vem se tornando uma opção para quem busca desenvolvimento e qualidade de vida. Nesse texto, exploramos as melhores opções para ter um bom negócio em BH.

 

Conheça a capital de Minas Gerais

 

Os últimos estudos mostram que BH encontra-se entre as 5 maiores economias do país. A cidade possui uma população estimada de 2,5 milhões de habitantes e tem a terceira maior taxa de concentração de pessoas do país. Além disso, Belo Horizonte é considerada a quarta melhor capital para se viver no país no ano de 2015. Esses grandes números fazem de BH muito mais do que a capital da terra do pão de queijo.

 

A economia de BH

 

Após um relativo aumento do desemprego, Belo Horizonte vem se recuperando nos últimos anos. Dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) estimam que a indústria de veículos, que corresponde ao grande volume de exportações de Minas Gerais, tenha obtido crescimento superior aos 25% no ano de 2017.

 

Como empreender um bom negócio em BH

 

Belo Horizonte vem sendo considerada um polo de tecnologia, abrigando centenas de startups no que é conhecido como San Pedro Valley. O fato de BH contar com uma ótima Escola de Engenharia e Ciência da Computação da UFMG faz com que empresas de vários setores tenham sido atraídas pela cidade.

 

Um destaque da cidade é a sede de engenharia da Google na América Latina. E o motivo para BH ter se tornado o ambiente perfeito para o bom negócio do Google em 2005 também pode ser um motivo para se empreender na capital de Minas Gerais. A cidade mudou os rumos desde então e tem se fortalecido enquanto polo tecnológico.

 

Dessa forma, Belo Horizonte pode ser considerada como a cidade com o melhor ambiente para as startups no Brasil. Além do San Pedro Valley, existem programas governamentais e não governamentais, como aceleradoras que dão apoio aos negócios de base tecnológica, por exemplo: Seed, Fiemg Lab, BHTecTechmall. Quem não queria estar no mesmo local onde estão instaladas startups como a Rock Content e o Hotmart?

 

Além da sede da Google, empresas como Accenture (uma das mais importantes empresas de consultoria do mundo), também estão estabelecidas em BH. Tudo isso demonstra como que pode ser excelente ter um bom negócio em BH.

 

Quais segmentos de negócios BH abriga?

 

Outra característica que chama a atenção para a capital é que ela possui todos os ramos empresariais.

 

O setor de indústrias está fortemente presente em BH, onde possui um parque industrial baseado na Região Metropolitana, sendo um dos mais importantes polos industriais do país, com empresas de ponta nas áreas de confecção, calçados, informática, alimentação, aparelhos elétricos e eletrônicos, com estruturas produtivas leves, ampla terceirização de atividades e grandes investimentos em marketing e publicidade. Um dos melhores exemplos é a fábrica da FIAT, que está instalada na região metropolitana de BH.

 

Em relação ao setor de serviços, as regiões Centro-Sul e Noroeste da capital concentram empresas especializadas em serviços administrativos, financeiros e consultorias. Um dos maiores destaques de BH é o seu turismo de negócios.

 

Como é o público de Belo Horizonte?

 

A população de BH cresceu cerca de 0,4% no último ano e é a sexta maior do país. E, para além disso, o que se pode ressaltar é o espírito empreendedor do belo horizontino. Estima-se que BH seja a quarta maior do país em números de franqueados.

No entanto, o mineiro possui uma certa “fama” em relação aos demais estados. Tidos como conservadores, estão sempre negociando o valor pelo produto ou serviço. Verdade é que o público mineiro é bastante exigente e, sendo assim, quase sempre questiona sobre qual a melhor opção.

Como possui uma grande variedade de opções pela cidade, o belo horizontino pesquisa bastante e avalia os produtos antes de fechar um bom negócio.

 

Os bairros da capital

 

A escolha do bairro é uma parte fundamental para empreender um bom negócio em BH. A cidade se destaca por sua região centro-sul, que engloba importantes bairros como Savassi, Funcionários, Lourdes, Sion e Barro Preto.

 

Savassi

 

Esse é um dos bairros mais queridos pelos belo horizontinos e abriga um enorme comércio de todos os ramos. Não bastasse apenas seu lado comercial, a Savassi possui um grande número de bares, pubs e boates, mostrando-se uma região ativa durante praticamente todo o dia. Também é, hoje, um dos bairros mais desejados para se morar na capital.

 

Funcionários

 

Foi criado para ser um bairro residencial referência na cidade. A partir de 1980 sofreu modificações e antigos casarões se tornaram edifícios no mais alto nível de modernidade. Abriga uma enorme gama de pontos comerciais de todo ramo, em especial voltada ao público da elite. Uma das curiosidades deste bairro são as ruas arborizadas. Hoje é tido como um dos metros quadrados mais caros de Belo Horizonte.

 

Lourdes

 

O nome desse bairro advém da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, localizada na região. Conhecido por sua beleza e pelas ruas arborizadas, o bairro traz um ar europeu. Não é a toa que abriga os restaurantes mais premiados, lojas mais requintadas e prédios de alto nível. Se seu bom negócio for visando uma alta classe social, considere essa opção.

 

Sion

 

O Sion ainda está próximo da Savassi, dos principais shoppings da capital e conta com acesso privilegiado, graças às Avenidas Afonso Pena e Nossa Senhora do Carmo. Assim como o bairro de Lourdes, é considerado um bairro de classe-A. Sua proximidade com a rua Pium-í, famosa por seus bares, faz com que seja uma região perfeita para um bom negócio no setor gastronômico e de entretenimento.

 

Barro Preto

 

Localizado na região Centro Sul de Belo Horizonte, este bairro é famoso no ramo da moda na cidade, pois nele estão localizadas várias grifes e confecções. Se você planeja investir no setor de moda, esta é uma importante região a ser considerada.

 

Um bom negócio em BH

 

Belo Horizonte é uma grande capital e o principal polo de startups no Brasil, contando com uma diversificada economia industrial e de serviços. Não por acaso, foi escolhida pelo Google como sua sede de engenharia na América Latina.

Belo Horizonte não é somente a terra do pão de queijo, mas do empreendedorismo. Seus bairros possuem uma diversidade enorme e oferecem todos os serviços necessários para empreender um bom negócio em BH.

Se a capital mineira te atraiu, conheça essas empresas à venda na cidade!

 


 

Veja mais:

Afinal de contas, comprar uma empresa é um bom negócio?

O que você precisa saber para ter um bom negócio em SP

O meuBiZ estará na Collision 2018 em New Orleans – EUA