O espírito empreendedor é algo vivo em muitas pessoas. Futuros empreendedores embarcam nessa trajetória pela ideia da busca por desafios ou para revolucionarem com um ideal. Nesse artigo, apresentamos um meio mais rápido de realizar o sonho de ter um bom negócio. Interessou-se? Continue conosco.

 

Pulando etapas

 

Não é segredo para ninguém o quão é difícil iniciar um novo negócio, principalmente no Brasil. Ter uma boa ideia, a procura de um bom ponto, uma equipe bem treinada, são apenas alguns dos desafios que surgem quando se decide empreender. Partindo dessa ideia, a busca de um bom negócio adquirindo uma empresa já consolidada ganha uma maior atenção. Com vantagens que demonstraremos no decorrer do texto, muitas pessoas estão voltando seus olhos para este mercado. Por isso, vamos te mostrar quais as vantagens e as desvantagens, e ainda os cuidados a serem tomados ao comprar um negócio em operação.

 

As vantagens de quem opta pela empresa pronta

 

Dentre os vários pontos positivos existentes, o primeiro a ser mencionado é a parte burocrática. Alvarás, CNPJ, ABCB de bombeiro, Ibama, dentre outros, são apenas alguns dos documentos exigidos pelos entes públicos. Ao adquirir uma empresa em operação você evita boa parte desses processos, caso a empresa esteja em dia com suas obrigações. O estudo Doing Business 2018, realizado pelo Banco Mundial, estima que são necessários 79 dias para que uma empresa seja aberta no Brasil.

 

Outras vantagens são já possuir um ponto comercial consolidado e ter clientela conhecida, proporcionando um lucro mais rápido. Além disso, a empresa provavelmente tem seus fornecedores, que conhecem o negócio e proporcionam o abastecimento. Por fim, possivelmente já possui uma equipe montada e treinada, um dos maiores desafios de um empreendedor. Todos esses pontos passam a segurança de um bom negócio, sem contar as instalações físicas e equipamentos que a empresa já utiliza em sua operação.

 

Possíveis desvantagens

 

Da mesma forma que existem pontos positivos, também existem pontos de atenção que devem ser observados. Um exemplo pode ser que, a equipe que possua maus hábitos ou vícios. Retirar esses maus hábitos pode não ser uma tarefa simples.

 

Outro detalhe fundamental a ser observado é que o mercado pode estar saturado, ou a imagem da empresa estar manchada. Isso dificulta bastante que o empreendimento se torne um bom negócio. Por fim, há sempre o risco de o vendedor não repassar as reais informações sobre o negócio.

 

Quais cuidados tomar para que seja feito um bom negócio

 

Com conhecimento dos prós e contras de adquirir uma empresa em operação, apresentaremos os cuidados para evitar os riscos na hora de realizar um bom negócio.

 

1 – Veracidade das informações

 

É muito importante ter cuidados quanto a consistência das informações. Por má fé ou não, algumas informações podem estar equivocadas, gerando uma publicidade enganosa sobre o negócio. Dessa forma, utilize várias fontes para realizar uma boa pesquisa sobre a empresa, evitando acreditar somente nas informações que lhe foram repassadas pelo vendedor.

 

2- Valor do negócio

 

Observe se o preço do negócio é justo. E um valor justo é um preço que a empresa seja capaz de retornar para seu novo proprietário, além de retribuir o antigo empresário pelo que construiu. Saiba mais sobre como realizar a avaliação de uma empresa.

 

3 – Atentar-se à questão jurídica

 

Antes de adquirirem uma empresa, algumas pessoas costumam se esquecer desse ponto fundamental. É essencial procurar saber se a empresa está  com tudo em ordem na questão jurídica. Conhecer se a firma é polo passivo de alguma ação judicial, se possui processos trabalhistas, se todos os funcionários estão registrados de acordo com a CLT e mesmo se foram demitidos de forma correta. Todos estes pontos devem ser vistos e revistos antes de cogitar a compra do negócio.

 

4 – Contratos a longo prazo e dívidas fiscais

 

Também é de extrema importância ter total ciência se a empresa está em dia com os impostos. Qualquer atraso de pagamento pode gerar um processo administrativo, ocasionando vários problemas ao comprador. Além disso, é também relevante verificar  se a empresa possui contratos a longo prazo. Um contrato mal feito de longo prazo gera uma “cruz” a ser carregada no negócio. Veja como pesquisar as dívidas de uma empresa.

 

Antes de fazer um bom negócio, temos uma dica essencial.

 

Essa dica é muito relevante para quando você decidir por comprar o negócio e for realizar o pagamento ao proprietário. Não faça o pagamento total do negócio de uma vez. Mesmo observando todos os pontos mencionados, pode ser que no cotidiano do negócio surjam outras obrigações não previstas. Na hipótese de algum encargo te surpreender você ainda poderá debitá-lo do pagamento. Mas para isso, mencione essa cláusula em seu contrato de compra e venda, ressaltando seu direito de debitar quaisquer passivos do tempo do antigo proprietário.

 

Além disso,  ao realizar a compra de uma empresa, não analise apenas o movimento de um mês. Peça para olhar os registros de todo o histórico, as finanças do negócio, os relatórios de contabilidade e as movimentações bancárias do negócio, para ter segurança de que o  movimento apresentado é um fluxo constante.

 

E não menos importante…

 

Se o empreendimento está a venda, o proprietário tem suas razões. Procure sempre saber quais são elas. Verifique se é porque não está mais rentável, se os equipamentos estão obsoletos, se falta de capital de giro. Pode ser somente uma perda de ânimo ou uma mudança de cidade.

 

Concluindo

 

É totalmente possível realizar um bom negócio comprando uma empresa em funcionamento. As vantagens são inúmeras e bastante atrativas, o que não afasta a necessidade de pesquisar antes de comprar. Observe todos os pontos negativos do negócio  e tome sua decisão baseada em fatos e em dados.

 

Interessou-se pelo tema? Pensa em adquirir uma empresa em operação? O meuBiZ possui excelentes ofertas de negócio. Procure o que se encaixa melhor com seus objetivos e sucesso!

 


 

Veja mais:

Especialista comenta como identificar a oportunidade de negócio

Fusões e aquisições – entenda melhor o que é

O que você precisa saber para ter um bom negócio em SP

Saiba como ter um bom negócio em BH

Como empreender um bom negócio no RJ

Como criar ou encontrar um bom negócio em Brasília

Como encontrar um bom negócio em Curitiba