Se você é do time de quem deseja empreender e fazer um bom negócio, deve ter notado que abrir uma empresa não é uma tarefa fácil e quem dirá comprar uma.

Todo esse processo exige muita pesquisa e estudo e nós sempre ressaltamos isso por aqui, justamente para que você não perca em algo que deveria te gerar lucro.

É claro que cada empreender coloca sua empresa à venda por algum motivo, mas é fato que entre os motivos mais comuns que levam a isso estão: o cansaço, a mudança de prioridades, mudança de cidade ou país e também a falta de lucratividade do negócio e até mesmo dívidas acumuladas, dando ainda mais razões para que você estude sobre o que pretende investir antes de efetivamente realizar o investimento.

Mas não se preocupe! Este artigo tem como principal objetivo servir como um guia para você que quer empreender e comprar uma companhia, mas ainda não sabe como ou tem dúvidas se isto realmente é uma boa ideia.

No final, você ainda ganha uma dica extra para investir com total segurança em negócios lucrativos. Boa leitura!

O que é um bom negócio no empreendedorismo?

bom negocio maos dadas

O que é um bom negócio no empreendedorismo?

O empreendedorismo trata-se da capacidade e da disposição para criar, desenvolver e gerenciar um negócio com o objetivo de obter lucro. Claro que, com o avanço do mercado, surgiram muitas outras definições para o termo.

Podemos dizer, por exemplo, que a meta no empreendedorismo é gerar um certo valor, um impacto positivo – que pode ou não resultar na lucratividade. Pode parecer confuso, mas continue lendo para compreender melhor!

Engana-se quem pensa que o empreendedorismo se restringe apenas à criação de empresas. A verdade é que o empreendedorismo pode também se relacionar com uma companhia já criada. Aliás, quando uma pessoa ou empresa já consolidada no mercado se arrisca a explorar novos horizontes e fazer algo inovador, isto é empreender!

Ou seja, respondendo a pergunta inicial deste tópico, um bom negócio no empreendedorismo é aquele que nos faz enxergar possibilidades e investir tempo e recursos como materiais, financeiros e humanos para explorar cada uma delas.

Quando dizemos “possibilidades” estamos falando de algo, seja um problema ou necessidade, que a população tenha. É isso que dará motivos para a existência do seu negócio, concorda?

Pulando etapas para ter meu bom negócio

Não é segredo para ninguém o quão é difícil iniciar um novo negócio, principalmente no Brasil. Ter uma boa ideia, a procura de um bom ponto, uma equipe bem treinada, são apenas alguns dos desafios que surgem quando se decide empreender.

Partindo dessa ideia, a busca de um bom negócio adquirindo uma empresa já consolidada ganha uma maior atenção.

Com as vantagens que demonstraremos no decorrer do texto, muitas pessoas estão voltando seus olhos para este mercado. Por isso, vamos te mostrar quais as vantagens e as desvantagens, e ainda os cuidados a serem tomados ao comprar um negócio em operação.

As vantagens de quem opta pela empresa pronta

bom negocio mulher apertando mao

Empresa pronta é um bom negócio.

Dentre os vários pontos positivos existentes, o primeiro a ser mencionado é a parte burocrática. Alvarás, CNPJ, ABCB de bombeiro, Ibama, dentre outros, são apenas alguns dos documentos exigidos pelos entes públicos.

Ao adquirir uma empresa em operação você evita boa parte desses processos, caso a empresa esteja em dia com suas obrigações. O estudo Doing Business 2018, realizado pelo Banco Mundial, estima que são necessários 79 dias para que uma empresa seja aberta no Brasil.

Outras vantagens são já possuir um ponto comercial consolidado e ter clientela conhecida, proporcionando um lucro mais rápido. Além disso, a empresa provavelmente tem seus fornecedores, que conhecem o negócio e proporcionam o abastecimento.

Por fim, possivelmente já possui uma equipe montada e treinada, um dos maiores desafios de um empreendedor. Todos esses pontos passam a segurança de um bom negócio, sem contar as instalações físicas e equipamentos que a empresa já utiliza em sua operação.

Possíveis desvantagens

Da mesma forma que existem pontos positivos, também existem pontos de atenção que devem ser observados. Um exemplo pode ser que, a equipe que possua maus hábitos ou vícios. Retirar esses maus hábitos pode não ser uma tarefa simples.

Outro detalhe fundamental a ser observado é que o mercado pode estar saturado, ou a imagem da empresa estar manchada. Isso dificulta bastante que o empreendimento se torne um bom negócio. Por fim, há sempre o risco de o vendedor não repassar as reais informações sobre o negócio.

Como empreender em um bom negócio?

mulher aperto maos

Como empreender em um bom negócio?

Vamos falar a verdade, é melhor errar no papel do erra no mercado, não é mesmo? E são muitas as companhias que fecham por erros que poderiam ser evitados.

Por isso, é essencial, antes de qualquer coisa, pensar em cada etapa do processo de uma companhia e isso inclui: pesquisa e mais pesquisa até o desenvolvimento de fato.

É aí que você vai botando no papel todos os objetivos e quais as etapas a serem seguidas para alcançá-los. Claro, buscando a diminuição de riscos e incertezas. Esse plano vai demonstrar se o seu negócio é viável, considerando estratégia, mercado, operações e gestão financeira.

O planejamento, portanto, é um dos passos mais importantes (talvez até o principal) para que o empresário possa estabelecer o sucesso de sua companhia.

Somente com este planejamento em mãos, o futuro empreendedor terá a oportunidade de pensar nos possíveis erros, conhecer os pontos fracos e fortes do negócio que está planejando. Com isso, ele chegará ao mercado já seguro e com conhecimentos.

Então, vamos lá analisar cada uma das etapas do planejamento inicial da sua empresa – o seu plano de negócios? Veja a seguir!

Esteja certo da ideia de negócio que se tem em mente

Eu sei que só a ideia de abrir ou comprar uma empresa já nos deixa ansiosos para começar a empreender, mas todo cuidado antes mesmo de tentar uma ideia é pouco. Afinal, estamos falando de algo que irá mudar a sua vida e queremos que seja positivamente, certo?

Por este motivo, é essencial organizar a sua linha de pensamento. Você sabia que, segundo psicólogos e pesquisadores da área da cognição, criatividade é questão de método e organização? Pois é! Então vamos aos passos para você se organizar!

Para começar, pegue uma folha e liste perguntas que podem te auxiliar a encontrar um bom negócio e deixe seu cérebro funcionar, nada de agir com o coração hein? Imagine, por exemplo, problemas do dia a dia e tente achar soluções.

A segunda etapa do processo de criação é tornar-se um especialista ou tenha em mente aquilo em que você é competente, além de deixar a sua mente livre para permitir que você crie coisas novas.

Por fim, liste e compartilhe todas as suas ideias em mente, pode até chamar aquelas pessoas mais próximas e confiáveis para te ajudar neste processo, pois é como dizem: “duas cabeças pensam mais que uma”.

Desenvolva um plano de negócio

Se você nunca ouviu falar em plano de negócio, saiba que está perdendo uma grande oportunidade de se tornar um empreendedor de sucesso por conta disso.

Eu diria que um plano de negócio é o ponto mais importante no processo de empreender, especialmente para iniciantes ou para quem está comprando uma empresa já em operação, por exemplo.

Isso porque, este plano de negócio te ajuda a definir os objetivos, o capital de abertura, além de fazer a análise do mercado e concorrência, e a análise de tudo que a empresa irá oferecer. Ou seja, trata dos principais pontos para que uma ideia funcione e faça sucesso.

Esteja aberto a rever ideias ao longo do processo

Embora pareça uma boa ideia ela tem dois caminhos: o sucesso ou o fracasso, especialmente se o empreendedor “se apegar”. Mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que o mercado está sempre evoluindo e muitas ideias que parecem boas hoje podem não ser tão boas amanhã. Por isso, é importante sempre acompanhar as novas tendências do mercado e estar aberto a novidades e mudanças, se preciso.

Faça um mapeamento do mercado no qual o negócio em questão se situa

Fazer um mapeamento do mercado é essencial se você quiser não só entrar, mas permanecer nele. Isso porque, você pode até seguir todas as dicas que demos até aqui e criar o melhor plano de negócios, mas a verdade é que se o mercado não aprovar a sua ideia, ela estará fadada ao fracasso.

Podemos dizer que não estudar o mercado em que se pretende empreender é o maior erro de um empreendedor é um dos principais motivos que levam as empresas à falência.

Então você já sabe: antes de tirar sua ideia do papel, entenda se ela é realmente útil para aquele público que você está se direcionando..

Defina quais produtos e/ou serviços oferecer

Ter a capacidade de colocar a ideia no papel com organização é importante, até mesmo mais do que botá-la em prática. Afinal, de que adianta fazer sucesso por um período e depois falir? O ideal é um negócio que dure por muito tempo.

Por isso, o plano de negócios é essencial para você definir quais produtos e/ou serviços que vai oferecer e que têm o potencial de fazer sucesso, por atender as necessidades das pessoas.

Tenha um bom planejamento financeiro

Isso não deve ser novidade para ninguém, afinal, para se investir em uma empresa é preciso dinheiro e tempo, mesmo que esta já esteja em atividade. Neste caso, em específico, talvez exija até mais se o motivo da venda envolveu dívidas ou falta de lucro.

Mas ter uma empresa envolve ainda gastos com documentação, declarações e com marketing, por exemplo.  Por isso, em vez de ir despreparado para a abertura do seu negócio é importante que você levante e planeje quais serão os custos para que sua empresa possa estar regularizada.

Só após um planejamento financeiro você saberá se é capaz de manter uma empresa aberta e ter um negócio de sucesso.

Compre uma empresa estabelecida com boa possibilidade de bom negócio

Antes de comprar uma empresa é importante entender se ela tem uma boa possibilidade de ser um bom negócio para não cair em cilada. Para encontrar empresas confiáveis que se encaixam com o seu perfil, nós temos uma ótima dica para você: faça buscas no site do meuBiZ!

Analise cada opção e siga nossas dicas para a compra.

E não se esqueça de um ponto essencial em toda compra de empresa já em operação: a análise da avaliação da empresa (valuation) para iniciar com o pé direito o processo de compra. E nós podemos te ajudar nisso também!

Quais cuidados tomar para que seja feito um bom negócio?

bom negocio mulher negociacao

Quais cuidados tomar para que seja feito um bom negócio?

Ao longo deste conteúdo te dissemos o que é um bom negócio aos olhos do empreendedorismo, demos dicas de como comprar uma empresa que seja um bom negócio para você, além de te alertar sobre alguns cuidados que você precisa ter para ser um empreendedor de sucesso.

E como todo conhecimento é sempre bem vindo, neste tópico seguimos te apresentando os prós e contras de adquirir uma empresa que já está em atividade, para que você não tenha problemas e evite possíveis riscos na hora de realizar um bom negócio.

Confira abaixo os cuidados que você deve ter na hora de fazer o seu negócio!

Veracidade das informações

É muito importante ter cuidados quanto à consistência das informações. Por má fé ou não, algumas informações podem estar equivocadas, gerando uma publicidade enganosa sobre o negócio.

Dessa forma, utilize várias fontes para realizar uma boa pesquisa sobre a empresa, evitando acreditar somente nas informações que lhe foram repassadas pelo vendedor.

Valor do negócio

Observe se o preço do negócio é justo. E um valor justo é um preço que a empresa seja capaz de retornar para seu novo proprietário, além de retribuir o antigo empresário pelo que construiu. Saiba mais sobre como realizar a avaliação de uma empresa.

Atentar-se à questão jurídica

Antes de adquirirem uma empresa, algumas pessoas costumam se esquecer desse ponto fundamental. É essencial procurar saber se a empresa está  com tudo em ordem na questão jurídica.

Conhecer se a firma é polo passivo de alguma ação judicial, se possui processos trabalhistas, se todos os funcionários estão registrados de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e se foram demitidos de forma correta. Todos estes pontos devem ser vistos e revistos antes de cogitar a compra do negócio.

Contratos a longo prazo e dívidas fiscais

Também é de extrema importância ter total ciência se a empresa está em dia com os impostos.

Qualquer atraso de pagamento pode gerar um processo administrativo, ocasionando vários problemas ao comprador. Além disso, é também relevante verificar  se a empresa possui contratos a longo prazo.

Um contrato mal feito de longo prazo gera uma “cruz” a ser carregada no negócio. Veja como pesquisar as dívidas de uma empresa. Antes de fazer um bom negócio, temos uma dica essencial.

Essa dica é muito relevante para quando você decidir por comprar o negócio e para realizar o pagamento ao proprietário.

Não faça o pagamento total do negócio de uma vez. Mesmo observando todos os pontos mencionados, pode ser que no cotidiano do negócio surjam outras obrigações não previstas. Na hipótese de algum encargo te surpreender você ainda poderá debitá-lo do pagamento.

Mas para isso, mencione essa cláusula em seu contrato de compra e venda, ressaltando seu direito de debitar quaisquer passivos do tempo do antigo proprietário.

Além disso,  ao realizar a compra de uma empresa, não analise apenas o movimento de um mês.

Peça para olhar os registros de todo o histórico, as finanças do negócio, os relatórios de contabilidade e as movimentações bancárias do negócio, para ter segurança de que o  movimento apresentado é um fluxo constante.

E não menos importante… se o empreendimento está à venda, o proprietário tem suas razões.

Procure sempre saber quais são elas. Verifique se é porque não está mais rentável, se os equipamentos estão obsoletos, se falta capital de giro. Pode ser somente uma perda de ânimo ou uma mudança de cidade.

Possibilidades de bom negócio com pouco dinheiro

bom negocio mulher ouvindo proposta

Possibilidades de bom negócio com pouco dinheiro.

Se você chegou até aqui, mas mesmo assim acha que investir em um negócio pode não ser para você, afinal, exige muito tempo, paciência e dinheiro – está enganado! Sabia que atualmente são muitas as oportunidades de ganhar dinheiro investindo pouco?

É isso mesmo! Se você pensa que empreender é algo distante da sua realidade por causa da grana necessária para abrir ou comprar uma empresa, saiba que não é bem assim, na verdade, é muito possível começar um negócio com pouco dinheiro.

Isso porque, já temos modelos e ideias de negócios lucrativos que não precisam de um capital inicial muito alto!

Veja a seguir 10 possibilidades de investimento com pouco dinheiro e comece a empreender desde já!

  1. Venda de diferentes tipos de comida – (doces, salgados, pratos para almoço, lanches, entre outras opções);
  2. Abrir uma lojinha virtual – (você pode vender produtos personalizados, roupas e sapatos, etc);
  3. Dar aulas particulares – em algo que você seja expert ou até mesmo consultorias;
  4. Um bar ou lanchonete pequeno – e até mesmo um restaurante também são uma boa opção;
  5. Setor da Construção – também é uma ótima oportunidade de investimento com pouco dinheiro;
  6. Agência de turismo ou ser guia turístico – também é uma alternativa muito lucrativa e que pode ser iniciada com pouco em mãos;
  7. Produção de conteúdo ou revisão de textos – por exemplo, em um site ou blog são tão rentáveis hoje em dia, visto que grande parte das empresas terceirizam este tipo de serviço;
  8. Cuidados com pets – aqui estão incluídos desde alimentação até pet shops, por exemplo, e já dissemos por aqui o quanto este mercado é rentável atualmente;
  9. Animação e decoração de festas – é outra opção muito rentável e boa para quem quer iniciar nos negócios investindo pouco;
  10. Brechós – são também uma opção para quem não tem tanto dinheiro e quer começar um negócio, afinal, pode começar com roupas usadas suas ou pedir doações. Além do fato de poder montar uma loja virtual para alavancar as vendas.

E se você ainda não está totalmente convencido, está na hora de te falar sobre uma grande tendência do mercado que você precisa ficar de olho para não deixar as oportunidades passarem: as franquias! Continue lendo para saber mais sobre isso!

Mantenha o olhar atento às franquias

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor das franquias  teve um aumento de faturamento de  R$ 167 bilhões em 2020 para mais de R$ 185 bilhões em 2021 – estamos falando de uma alta de 10,7%.

E tem mais, se confirmada a previsão para este ano, o segmento pode superar o desempenho de 2019, quando a receita foi de R$ 186 bilhões, e movimentar mais de R$ 201,7 bilhões (um crescimento de 9%).

Franquias de alimentação, de construção, de lazer, saúde, educação, enfim… são muitas as opções.

Porém, só após todo um estudo de mercado, que citamos logo no início como primeiro passo para começar a investir, especialmente em negócios à venda, que você vai conseguir saber se abrir uma franquia é uma boa ideia no seu caso ou não. Caso não seja, não se arrisque.

Afinal, você pode buscar outros caminhos, considerando que o mercado é amplo e cheio de oportunidades, principalmente no mundo digital.

Contudo, para ajudar temos um teste perfeito de personalidade para que você consiga entender qual o seu perfil empreendedor e profissional e não caia em ciladas ou fique perdido, clique aqui e faça já! 

Faça um bom negócio com o meuBiZ.

bom negocio reuniao

Faça um bom negócio!

O site meuBiZ é uma plataforma especializada nesta área, segura, responsável e que atua com anúncios de empresas em operação no Brasil. A página ajuda a fomentar negócios em todo o país e facilita a comunicação entre vendedores e potenciais compradores.

No meuBiZ, o interessado pode pesquisar pelo ramo ou pela localidade. Ao clicar em alguma empresa à venda, é possível acompanhar informações como o valor do investimento, ano de fundação da firma, faturamento anual, informações de venda e do anunciante.

Basta fazer o cadastro e pesquisar para encontrar a melhor opção. Além disso, o site também disponibiliza conteúdos relevantes para investidores com o objetivo de compartilhar ensinamentos e fortalecer transações comerciais.

O meuBiZ está desde 2016 conectando investidores de todo o país aos melhores e mais lucrativos negócios. São milhões de oportunidades que vem atraindo cada vez mais investidores e você não pode ficar de fora!

Entre no nosso site e confira as melhores opções de compra e venda, além de cursos online, empréstimos, assessoria para intermediação, valuation e análise do seu perfil profissional e empreendedor. Tudo para que você possa investir com segurança!

Conclusão

bom negocio reuniao negociacao

Bom negócio.

Abrir empresa é uma tarefa que exige uma série de etapas que precisam ser cumpridas corretamente. Se você não tiver conhecimento prévio e planejamento, será muito mais difícil.

Por este motivo,, as dicas para abrir uma empresa ou comprar uma já em atividade sem ter prejuízos incluem conhecimento das etapas, planejamento

Também ressaltamos logo no início do texto que um bom negócio no empreendedorismo é aquele que nos faz enxergar possibilidades e investir tempo e recursos e claro que não faltaram dicas para isso, além de ótimas oportunidades de negócio que são baratas como as franquias.

Demos uma ótima alternativa que é compra de uma empresa e nisso podemos te ajudar.

E claro que não deixamos passar o fato do mercado estar em constante evolução e você precisar estudar bastante. Por isso, temos muitos outros conteúdos para você aproveitar e se dar bem perante à concorrência, acesse nosso blog e confira!

Compartilhe este texto!