Praticamente todas as empresas brasileiras foram afetadas pela crise econômica nos últimos anos, em maior ou em menor escala. Muitas delas fecharam as portas ou declararam falência, gerando prejuízo aos empreendedores e trabalhadores. No entanto, tem sido cada vez mais comum no Brasil a adoção de uma estratégia mais rentável e economicamente mais eficiente: a venda de empresas e/ou do ponto do negócio.

 

Grande parte das pessoas imagina que as empresas a venda estão necessariamente com problemas financeiros, mas nem sempre é assim. De acordo com Felippe, fundador do Meu Biz, especializado em compra e venda de empresas e ponto comercial, um negócio pode fechar ou ser vendido por outros motivos como: mudança de cidade, separação matrimonial, aposentadoria, problemas de saúde, entre outros. “O Meu Biz foi criado para resolver esse problema, ligando compradores a empresários que desejam vender seu negócio”, afirma o especialista.

 

Ponto do negócio à venda

 

O primeiro passo para colocar o ponto do negócio à venda é tomar a decisão e buscar apoio de especialistas que possam auxiliar nesse processo. De acordo com Felippe, nem sempre é fácil decidir-se pela venda de um negócio que foi construído com investimento e esforço de seu proprietário.

 

O processo de vender ou comprar um ponto do negócio exige certos cuidados que vão desde questões jurídicas, financeiras e, até mesmo, familiares. Além disso, outro item crítico é a avaliação do ponto do negócio, ou seja, a definição de quanto ele vale.

 

É fundamental ter em mente que, colocar o ponto do negócio à venda significa, de fato, disponibilizar o ponto comercial para alugar a outro inquilino, transmitindo a ele um contrato vigente. Em outras palavras, quando um empreendedor está passando o ponto, ele não está vendendo o imóvel, mas repassando a um terceiro o seu contrato de locação, em troca de um pagamento comumente chamado de “luvas“.

 

Apesar de ainda ser uma alternativa cada vez mais comum, a compra e venda de pontos comerciais ainda pode e deve crescer muito nos próximos anos. “A expectativa é que os próximos três anos sejam ainda mais promissores para o mercado, o que é ótimo para empresários e investidores brasileiros”, conclui.

 

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