O Brasil é um país de empreendedores. De acordo com dados do IBGE, a quantidade de empreendedores no país cresceu 22% de 2004 a 2014, chegando a quase 25 milhões de pessoas, o que corresponde a mais de 12% da população. O sentimento do empreendedorismo é tão forte, que montar o próprio negócio é o sonho de 44% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE. Mas nem todos possuem o perfil profissional necessário.

 

Apesar do sonho, empreender no Brasil ainda não é tarefa simples e os negócios brasileiros ainda têm uma alta taxa de mortalidade. Mais de 60% das pequenas empresas tendem a fechar antes mesmo de completarem cinco anos no mercado, segundo dados do IBGE. Entre as principais causas da morte de empresas nesses cinco primeiros anos de vida está o comportamento do empreendedor. Segundo o SEBRAE, antecipar-se aos fatos, buscar informações e persistir nos objetivos são comportamentos que distinguem os empreendedores de sucesso.

 

Para lidar com esse desafio, a empresa brasileira meuBiZ lançou a ferramenta Perfil Profissional e Empreendedor, um teste de personalidade que visa auxiliar os brasileiros a obterem sucesso ao empreender. Os principais objetivos dessa ferramenta são orientar o profissional a tomar a decisão de abrir ou não negócio, identificar em quais tipos de atividade se sai melhor e verificar o tipo de negócio que melhor se adequa ao seu perfil comportamental. Além disso, a ferramenta também indica o perfil do sócio ideal, o que aumenta as chances de sucesso em uma sociedade.

 

De acordo com Felippe Ferreira, cofundador do meuBiZ , a ferramenta foi cientificamente comprovada com 97,7% de acerto e busca aumentar o autoconhecimento e a inteligência emocional, fatores fundamentais para qualquer ser humano, tenha ele perfil empreendedor ou perfil profissional. “Todo indivíduo possui características predominantes que influenciam sua forma de agir, de se relacionar e de tomar decisões. Conhecer seu perfil é o primeiro passo para abrir um bom negócio, encontrar um sócio, procurar um emprego ou escolher em que área atuar profissionalmente”, afirma.

 

O Perfil Profissional e Empreendedor é um teste psicológico baseado em outros modelos de assessment como mbti e disc, já utilizados entre psicólogos e coachs. “A novidade é a utilização dessa ferramenta para auxiliar também os empreendedores a tomarem melhores decisões”, defende Felippe.

 

Para realizar o processo de análise do seu perfil são necessários menos de 20 minutos. Acesse o seu Perfil Profissional e Empreendedor pelo site do meuBiZ.

 


 

Veja mais:

Primeiro curso online sobre como vender seu negócio

Como encontrar um bom negócio em Curitiba

Como criar ou encontrar um bom negócio em Brasília