Ter um negócio próprio já é um fator que exige muito em relação ao produto e serviço ofertado, funcionários, concorrência, estratégias de venda e situação atual de mercado econômico. Se o plano de ação não contar com um planejamento estratégico minucioso, muitos problemas poderão surgir. Mas, antes mesmo de levar em consideração esses fatores, um dos pontos que mais merecem atenção na hora de tirar as ideias do papel é a escolha da sede a qual a empresa permanecerá, ou seja, a escolha do imóvel comercial.

 

Dentro do mercado imobiliário, existem algumas dicas que podem ajudar – e muito – na hora de escolher um bom imóvel comercial para uma empresa.  Quer saber quais são elas? Continue lendo este conteúdo! 

 

Alugar ou comprar um imóvel comercial 

 

Antes de efetivar uma compra é preciso avaliar qual é a situação financeira da empresa para que, assim, se chegue a conclusão adequada: É momento de comprar ou alugar um imóvel comercial? 

 

Para tomar essa decisão é necessário avaliar alguns pontos fundamentais, como a capacidade financeira atual da empresa em questão. 

 

Afinal, o que é capacidade financeira? 

 

No mundo dos negócios, há quem confunda capacidade financeira com capacidade orçamentária. 

 

A capacidade financeira de uma empresa refere-se a quantia de dinheiro em caixa para realizar um investimento em um imóvel comercial, de forma que o orçamento mensal do negócio não seja comprometido. 

 

Ou seja, pode-se dizer que essa capacidade é um valor “reserva” para investimentos. Para um melhor compreendimento, podemos usar o seguinte exemplo: 

 

Imagine que uma empresa de convênios odontologicos está a procura de um espaço físico para aumentar suas atividades. Dessa forma, é preciso ter um caixa reserva para que os outros serviços, funções do negócio, funcionários e fornecedores não se prejudiquem com a falta ou atraso de pagamentos. 

 

Se não há uma reserva financeira para que seja possível efetivar uma compra, a melhor opção é contratar um aluguel. Entretanto, se o negócio já está se mostrando lucrativo e trazendo bons resultados, de forma que a efetivação da compra não comprometa outros setores de atuação, não tenha medo de comprar um imóvel comercial! 

 

 

Encontre imóveis comerciais

 

 

Taxa de crescimento

 

Além da capacidade financeira de uma empresa, é necessário analisar a taxa de crescimento do negócio para que se chegue a conclusão mais eficaz para aquele determinado momento. Essa taxa define se a empresa já está estabilizada perante o mercado ou não. 

 

Para começar a avaliar opções de compra de forma segura, é preciso que o crescimento anual da empresa seja maior que a quantia de gastos com outros serviços para a funcionalidade do negócio. 

 

Podemos usar o exemplo anterior para exemplificar: 

 

Aquela mesma empresa de convênio dentario quer ampliar o negócio para um imóvel comercial têm uma margem de crescimento de 30% ao ano. Entretanto, seus gastos gerais  consomem 50% do valor acumulado. 

 

Dessa forma, a taxa de crescimento e lucratividade da empresa não consegue preencher os gastos com afazeres, pagamentos e atividades. 

 

Nesse momento, o ideal seria optar pelo aluguel. 

 

Escolhendo o local do imóvel comercial

 

Outro ponto fundamental na hora de efetivar a compra de um imóvel comercial é avaliar o local. Em alguns pontos da cidade, a liquidez de uma sala/imóvel comercial não é tão grande quanto em outros lugares. 

 

Dessa forma, se você ainda não têm em mente um local preciso e está avaliando opções de regiões ou bairros, é importante que isso seja feito em contratos de prazo curto de aluguel para que depois efetue a compra de um espaço próprio no local de sua preferência. Ou seja, aquele que mais seja propício ao negócio. 

 

Fatores que precisam ser levados em consideração na compra de um imóvel são:

 

  • – Avalie sua necessidade

 

Em qualquer situação, avaliar o que criou a demanda de mudança e a busca por um espaço novo é de suma importância.

 

Assim, é possível buscar um espaço que atenda com precisão as necessidades da empresa naquele determinado momento, bem como a previsão de médio prazo.

 

No exemplo da empresa de convênio dental que citamos acima, de onde partiu a necessidade de buscar por um imóvel comercial? 

 

Ela passa por um processo de crescimento acelerado e o espaço antigo não comporta todos os funcionários e colaboradores? É necessário uma área maior para reuniões com clientes? Início de um novo negócio? 

 

Toda e qualquer informação é bem-vinda. Assim, pode-se procurar os melhores locais para atender a demanda de forma correta.

 

  • – Atenção à localização

 

A localização de uma empresa está entre um dos fatores mais importantes na hora de efetivar a compra de um imóvel comercial. 

 

São diversos fatores criteriosos que devem ser levados em consideração. Dentre eles se encontram: 

 

  • – Perfil de vizinhança (comercial ou residencial);
  • – Transporte público para funcionários e colaboradores; 
  • – Próximo à vagas de estacionamento; 
  • – Opções de alimentação próximas; 
  • – Capacidade do local escolhido alojar o negócio em questão; 
  • – Porte da empresa.

 

Veja bem: Se estamos falando de um comércio de roupas, por exemplo, é interessante alojá-lo em pontos de localização na própria rua, onde existe um grande fluxo de pessoas, auxiliando na visibilidade da loja. 

 

Agora, se estamos falando de um setor de vendas de convênio odontológico, uma das opções seria alugar/comprar uma sala em um prédio ou galpão comercial. 

 

Tudo depende do tipo de negócio, demanda e público em questão.  Desse modo, é preciso avaliar essa estrutura como um todo para que, assim, se chegue na melhor tomada de decisão.

 

Encontre imóveis comerciais

 

 

  • – Formas de pagamento

 

Existem diversas modalidades financeiras à disposição de empresários e empreendedores que desejam mudar de endereço ou começar um negócio em um espaço físico, são elas: 

 

  • – Financiamento em agências bancárias;
  • – Entrada em um consórcio;
  • – Pagamento à vista.

 

Dentre elas, o financiamento bancário é o processo mais rápido para a liberação orçamentária para a compra de um imóvel comercial. 

 

Entretanto, essa modalidade possui taxas de juros que podem chegar a mais de 14%, dependendo do agente financeiro. 

 

Outra possibilidade é adquirir uma carta de crédito de consórcio. Neste caso, as taxas de juros são mais baixas, com a possibilidade de prazos estendidos de pagamentos e parcelas fixas. 

 

Entretanto, por mais que a modalidade do consórcio seja melhor quando se trata de juros e taxas, ela é mais incerta. 

 

Caso não haja um montante significativo para lances mais altos, não existe a garantia de quando você será contemplado com a compra do imóvel. 

 

Considerações finais

 

Escolher um imóvel comercial, seja devido ao crescimento gradativo de um negócio ou começo de um, nem sempre é uma tarefa fácil. 

 

São diversos fatores que devem ser levados em consideração da forma mais minuciosa possível. 

 

Não deixe de contar com um bom planejamento estratégico para avaliar suas necessidades e melhores opções na hora de efetivar uma compra. 

 

Coloque essas dicas em prática e escolha o imóvel comercial ideal para você e sua empresa de maneira segura!

 

Encontre imóveis comerciais

 


Salões de beleza à venda são bons negócios para empreender?

Como fechar uma empresa e cancelar CNPJ

Valor da empresa: como o valuation pode auxiliar o seu negócio

Como obter o melhor valor na venda da empresa