Ter um negócio bem-sucedido começa por pesquisar sobre ele. Buscar informações e auxílio de profissionais pode tornar a sua entrada no mundo empresarial mais segura e, consequentemente, diminuir as chances de fracasso. Faça a sua parte e tome decisões com base em dados, estudos e com o apoio de especialistas.

Ainda assim, a abertura ou compra de um negócio em andamento é uma proposta arriscada mesmo nas melhores circunstâncias. Entretanto, tentar entrar nessa empreitada sozinho é a pior das alternativas. A menos que você seja um especialista, é preciso se informar e pedir ajuda de profissionais, evitando cair em armadilhas legais e fiscais que podem estar à sua espera.

A seguir listamos alguns pontos importantes para analisar e ter um negócio bem-sucedido.

 

1. Estude o mercado de atuação

Faça uma avaliação global de como está o comportamento do setor ou segmento em que irá atuar. Esse setor está em tendência de queda ou em alta? Quais as influências internas ou externas estão impactando? Câmbio, definições políticas e comportamento do consumidor podem exercer forte pressão em alguns segmentos. É possível ter um negócio bem-sucedido neste cenário?

Faça uma análise mais local, verificando como está a situação do setor no Estado ou Cidade em que irá atuar, bem como dos seus principais concorrentes. Tais informações podem ser obtidas em sites e revistas que abordam o comportamento da economia brasileira e nas associações de empesas do setor. Outras fontes muito ricas são o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Além de disponibilizar informações setoriais, o SEBRAE também fornece apoio profissional, por meio de cursos e consultorias. Há também uma diversidade de manuais com dicas importantes, regras e necessidades de licenças e alvarás para cada tipo de setor. O preparo pode ser a chave do sucesso!

2. Peça a ajuda de especialistas

Esse tipo de apoio também perpassa pela consulta a intermediadores de negócios ou consultorias de Fusões e Aquisições, além de advogados e contadores experientes. Com uma equipe de especialistas de primeira linha, você aumenta as suas probabilidades de ter um negócio bem-sucedido. Lembre-se que empreender e fazer investimentos são esportes coletivos.

3. Analise o seu perfil

Verifique quais são as implicações de trabalhar no setor escolhido e se essas consequências estão alinhadas ao seu perfil. Horário de trabalho, contato direto com o público e necessidade de viajar podem ser necessários. Entenda mais sobre isso neste artigo sobre definição pessoal.

4. Analise as informações da empresa

Caso esteja comprando um negócio em andamento, analise com precisão as informações disponibilizadas nos anúncios do portal meuBiZ. Mesmo buscando assegurar a qualidade dos anúncios, não há como garantir a veracidade das informações.

Dessa forma, após encontrar um negócio, faça perguntas estratégicas ao vendedor e peça documentos que comprovem a realidade da empresa antes de fechar o negócio. Contrato social, alvarás de funcionamento, demonstrativos de resultados e balanços contábeis são documentos fundamentais para serem analisados. E não se esqueça da Due Diligence.

Hoje em dia, é muito fácil obter informações sobre um negócio pela internet. A partir do CNPJ da empresa você poderá mergulhar em uma rica pesquisa.

5. Faça uma pesquisa sobre as franquias

O reconhecimento da marca e do modelo de negócio são razões sempre mencionadas por franqueadores bem-sucedidos. Mas até mesmo as pessoas que acreditam totalmente no franchising são precavidas e sabem que possuir uma franquia não significa estar livre de dedicação e esforço.

Por isso, tenha em vista que adquirir uma franquia é como comprar uma empresa. Você deve fazer as perguntas certas, ser prudente e tomar decisões acertadas. Analise a reputação da marca que está querendo investir, converse com franqueados e leia com muita atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Bem informado e com o apoio de profissionais, seu caminho para ter um negócio bem-sucedido estará melhor sinalizado!