Uma pergunta muito comum entre comerciantes é: Quando é o momento certo para colocar minha loja a venda ou colocar meu ponto comercial para alugar?

Há uma grande emoção envolvida quando se decide vender um negócio ou colocar um ponto comercial para alugar. De acordo com Pete Sokoloff, banqueiro de investimentos norte-americano, o estresse de colocar um negócio à venda é comparado ao de um divórcio.

Por que colocar um ponto comercial para alugar

Embora existam inúmeros motivos lógicos ou técnicos para se vender ou não vender uma loja, empresa ou ponto comercial, no final das contas, todas as decisões sofrem mais influência das emoções dos seus proprietários.

Logicamente, o momento certo para colocar uma loja a venda ou para colocar um ponto comercial para alugar é quando há interesse de mais interessados, ou seja, quando se é possível obter um preço maior pelo negócio. Essa tempestade perfeita ocorre quando os seguintes elementos estão em vigor:

1) Há um histórico de melhoria financeira nos negócio nos últimos anos, tanto em receitas como em lucros.

2) Há fortes evidências de que as receitas e lucros continuarão a aumentar nos próximos anos.

3) As condições do mercado são tais que empreendedores e investidores acreditam que exista uma boa vantagem naquele momento.

Quando essas condições são atendidas, os proprietários de empresas estão em uma boa posição para encontrar compradores interessados e para negociarem bons preços. Então, se é tão claro e simples, por que um empresário desconsideraria essa lógica e não colocam o ponto comercial para alugar e nem suas lojas a venda?

A resposta usual é a expectativa. Assim como o mercado espera que os negócios irão melhorar, os empresários também querem desfrutar dessa vantagem. De uma forma geral, nesses momentos os empresários tendem a enxergar seus negócios crescentes e assumem que esse movimento será contínuo.

Isso pode ser verdade até certo ponto, mas há sempre o risco de que as condições favoráveis de hoje não existam amanhã. O sábio investidor sabe que os mercados e as empresas muitas vezes não controlam todos os eventos que podem impactá-los.

O tempo vale muito

Como banqueiro de investimentos, Pete Sokoloff conta que há dezenas de histórias sobre proprietários que demoraram muito tempo para colocar sua loja a venda ou seu ponto comercial para alugar. São proprietários que deixaram de obter milhares ou até milhões de reais porque as expectativas que tinham os fazia pensar que os bons tempos nunca terminariam.

Você se lembra do boom das commodities que ocorreu entre 2000 e 2014, que fez com que muitas empresas brasileiras crescessem além do normal? E você se lembra do cenário que seguiu-se depois disso, com a economia simplesmente estacionando, seja pela baixa internacional, seja pelas falhas governamentais cometidas à época?

Então, como um proprietário racional decidiria colocar a loja a venda ou o ponto comercial para alugar em 2013, antes da crise, sem saber o que vinha pela frente? Um único dia poderia tornar seu negócio mais ou menos lucrativo.

Além da questão óbvia sobre o preço do negócio, fazer uma pergunta simples pode ser muito revelador. Você, sua família e seus credores estão emocionalmente preparados para aguardar mais 5 ou 10 anos para o momento certo para vender?

Essa questão obriga o empresário a refletir sobre o que aconteceria se houvesse uma desaceleração em seus negócios, exigindo anos para redefinir o rumo e recuperar valor perdido.

Muitas vezes, o proprietário tem planos de aposentadoria, quer passar mais tempo com a família, mudar de cidade ou de estilo de vida, perseguir outros interesses, ou simplesmente está cansado.

Como esses objetivos se a possibilidade de continuar com o negócio por mais uma década ou receber um preço menor no futuro? Um investidor inteligente sabe que o crescimento pode não ser para sempre. Você está por amor ao jogo ou prefere o dinheiro? Caso prefira a primeira opção, talvez seja sensato continuar com o negócio. Caso contrário, provavelmente é hora de se retirar e colocar a loja a venda ou o ponto comercial para alugar.

Colocando a loja a venda ou o ponto comercial para alugar

Atualmente, não é mais necessário enfrentar burocracias e perder tempo em busca de interessados em comprar uma loja ou alugar um ponto comercial.

Com o avanço da internet, tudo pode ser feito online. No Meu BiZ, é possível colocar um negócio a venda em poucos minutos. Se você quer aprender como vender um negócio, aproveite também fazer um curso online.

 

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