Entender o seu perfil psicológico é tão importante para o mercado de trabalho quanto entender seu perfil profissional. E a função do teste MBTI é identificar esse perfil e destacar suas características únicas e marcantes.

 

O que significa MBTI

 

A sigla MBTI vem do inglês Myers-Briggs Type Indicator, que pode ser traduzido como Indicador Tipológico de Myers-Briggs. Este indicador nada mais é do que uma ferramenta criada por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers para identificar as características e preferências pessoais de um sujeito.

 

O que é MBTI

 

O teste MBTI é um teste de personalidade que foi desenvolvido com base nos estudos de Carl G. Jung sobre tipos psicológicos. O que as psicólogas perceberam é que existem, para cada indivíduo, maneiras de pensar e agir que são mais fáceis do que outras. Elas são divididas em quatro pares opostos.

 

As duplas são extroversão e introversão,  sensação e intuição, pensamento e sentimento, julgamento e percepção. Elas representam, respectivamente, a fonte de energia do sujeito, ou seja, onde ele foca sua atenção; sua forma de perceber o mundo, que seria sua forma de obter informação; sua maneira de avaliar, organizar e julgar para tomar decisões; e seu estilo de vida, a forma como o sujeito lida com o mundo.

 

Apesar de parecer uma ideia simples, a definição de características não quer dizer necessariamente que uma pessoa que se enquadra no grupo do pensamento é mais fria e calculista do que a que se encontra no grupo da sensação.

 

A ideia central é entender que não existe uma característica melhor ou pior que outra, apenas características diferentes que são tão importantes e positivas quanto qualquer outra. O fato de alguém se enquadrar em um grupo indica que ela apresenta mais facilidade de agir e pensar daquela forma,  o que nada impede que ela possa, em determinado momento, portar-se de forma diferente.

 

Através das combinações dessas características o teste MBTI identifica 16 tipos psicológicos diferentes:

 

  • – Analistas: Arquiteto, Lógico, Comandante, Inovador

 

  • – Diplomatas: Advogado, Mediador, Protagonista, Ativista,

 

  • – Sentinelas: Logístico, Defensor, Executivo, Cônsul

 

  • – Exploradores: Virtuoso, Aventureiro, Empresário, Animador

 

Pra que saber qual é o meu tipo psicológico

 

Ao longo da vida de um sujeito, é muito comum que em algum momento ele se sinta perdido, desmotivado ou até mesmo desqualificado para desempenhar alguma tarefa. Sentimentos desse tipo podem produzir enormes impactos na autoestima de alguém. Nesses momentos, é muito importante que o indivíduo busque motivos para acreditar em si mesmo, suas características que o fazem único, seu valor como uma pessoa de virtudes.

 

Realizar um teste de personalidade é uma ótima forma de dar um passo rumo à autoestima e, consequentemente, ao sucesso. Isso porque ao se enquadrar em algum tipo psicológico identificado pelo MBTI, o sujeito recebe uma descrição de si mesmo que lhe mostra quais seus pontos fortes e ao mesmo tempo indica com o que ele deve tomar cuidado para não se prejudicar (sem falar que quando lemos a lista de tipos psicológicos todos parecem bem atraentes). Com essas informações é possível até descobrir qual tipo de carreira faz mais sentido pra você e representa chances maiores de realizações.

 

Como já dissemos aqui no meuBiZ, o autoconhecimento sobre seu perfil comportamental é primordial para se alcançar o êxito, tanto pessoal quanto profissional, e os testes de personalidade estão aí para serem mais uma ferramenta contribuinte para alcançar esse objetivo. Identificar características individuais nos auxilia a entender o perfil profissional que temos, quais são nossos potenciais e virtudes.

 

Agora que você já sabe o que é MBTI, fica mais fácil entender por que as empresas estão adotando cada vez mais essa ferramenta. Além de ser um teste que valoriza as diferenças, o MBTI compreende as necessidades das pessoas e organizações, e busca evidenciar o melhor caminho para se tirar proveito dessas diversidades.

 

Com o MBTI cada um consegue entender que possui uma forma única e aprender e evoluir, o que possibilita buscar maneiras mais eficazes de melhorar o desempenho, por meio de um teste de perfil comportamental. Além disso, uma vez que todos da equipe realizaram o teste, é possível discutir sobre os resultados obtidos. Esse tipo de momento é ideal para aumentar a interação entre o grupo e, consequentemente, promover a tolerância entre colegas de trabalho, alertar para potenciais pontos cegos de cada membro da equipe e buscar maneiras de otimizar o rendimento e a produção.

 

O MBTI é uma das inúmeras ferramentas que estão disponíveis para quem procura conhecer um pouco mais sobre a própria personalidade. Porém, nem sempre é possível descobrir tudo o que se deseja com um único teste. Para aqueles que estão mais focados na carreira, o autoconhecimento de aspectos específicos como a relação com o estresse e a pressão, ou a identificação de uma possível vocação inata para liderança, são muito úteis. Por esse motivo, existem testes mais específicos para quem busca orientação no meio empresarial.  

 

Se ficou curioso para saber um pouco mais sobre si mesmo, não perca tempo, faça seu teste de perfil profissional e descubra seus melhores aliados para alcançar a realização profissional.

 

Clique aqui para iniciar seu teste.

 


Veja mais:

 

Teste de autoconhecimento – Como tirar o melhor proveito dele

Perfil profissional – Veja dicas para melhorar o seu

Perfil comportamental – Dicas infalíveis para descobrir e melhorar o seu