Uma das vantagens da tecnologia e da globalização é promover cada vez mais negócios e oportunidades pelo mundo. No segmento de compra e venda de empresas acontece da mesma forma.

 

O processo de comprar ou vender um negócio pode ser bastante trabalhoso e até mesmo demorado. Além dos inúmeros detalhes e fatores que influenciam as negociações, muitas vezes o interesse de quem coloca sua empresa à venda pode entrar em conflito com os interesses de possíveis compradores.

 

Apesar de ser uma tarefa complexa, existem algumas atitudes que podem simplificar e ajudar muito na hora de encontrar negócios e oportunidades que podem ser bem aproveitadas, tanto pelo comprador, quanto pelo vendedor.

 

Veja abaixo as 7 dicas para ajudar no processo de compra e venda de empresas.

 

Apresentar a realidade da empresa

 

Seja para estabelecer um valor ou apresentar negócios e oportunidades a compradores potenciais, é preciso saber como coisas de fato estão na empresa. Por isso, é fundamental manter atualizados os documentos gerenciais, financeiros e contábeis do negócio, contendo as informações sobre valores, resultados, estatísticas e patrimônio.

 

Além disso, para fazer a compra ou a venda de empresas é importante ter conhecimento sobre o mercado do qual o negócio faz parte, apresentando os concorrentes, desafios e oportunidades do setor. Atitudes que demonstram transparência têm um potencial enorme em elevar a confiança de um comprador perante a empresa de interesse.

 

Um comprador de negócios analisará muito bem as informações fornecidas pelo vendedor e não fechará a compra sem antes estudar muito bem a empresa e o setor na qual ela está inserida.

 

Confidencialidade, uma grande aliada

 

A confidencialidade não pode ser um item desconsiderado. Confidencialidade, nesse caso, trata-se do sigilo entre as partes sobre a venda de empresas. Uma negociação sem sigilo pode arrasar com a operação do negócio, frustrando colaboradores, fornecedores e até mesmo clientes.

 

Por isso, antes que a negociação avance é importante assinar um termo de confidencialidade entre as partes, para que a empresa não corra nenhum risco com o vazamento de informações.

 

Os funcionários da empresa devem saber das negociações pelo próprio dono, para que não gere situações de insegurança, insatisfação ou, até mesmo, uma debandada geral.

 

 

Venda uma empresa

 

 

 

Deixar a emoção tomar conta das negociações é uma má ideia

 

A venda de empresas é muito mais que uma simples transação comercial. Vender uma empresa envolve grande monta de recursos do comprador, além do lado emocional e pessoal do empresário.

 

Todos os negócios e oportunidades têm uma história que envolve esforço, energia e sonhos, sendo muito comum se deixar envolver pela emoção. Entretanto, essa é uma péssima ideia e pode fazer com que o negócio não se concretize. Por isso, é importante usar sempre a racionalidade nas negociações.

 

Por outro lado, a compra de uma empresa também deve ser uma decisão racional. Às vezes o comprador fica tão empolgado com uma oportunidade de negócio que se deixa levar pelo momento e pode acabar tomando decisões equivocadas.

 

Flexibilidade na negociação é fundamental

 

A essa altura você já deve saber que toda negociação, grande ou pequena, só é possível se houver alguma flexibilidade entre as partes envolvidas. Na venda de empresas não acontece diferente.

 

Quem está pensando em vender uma empresa deve estabelecer previamente os pontos negociáveis e as margens de negociação. Buscar um valor justo para o negócio é tão importante quanto saber até onde se pode chegar.

 

Esteja disposto a ceder um pouco, seja no valor ou na forma de pagamento. Dessa forma, não se perde a oportunidade de fechar o acordo e nem se permite que a desvalorização do negócio.

 

Pergunte duas vezes sobre os negócios e oportunidades

 

Em todo lugar há pessoas que podem não estar tão bem-intencionadas quanto você. Felizmente, esses casos são minoria.

 

Mas é possível que pessoas estejam apenas sondando o negócio ou que estejam apenas buscando ter acesso a informações confidenciais para utilizá-la em benefício próprio.

 

Para minimizar esse tipo de problema o vendedor deve se colocar num papel de destaque, sem se sentir a parte vulnerável do negócio. Pesquise sobre o comprador, pergunte sobre ele, sobre sua experiência e sobre o interesse no negócio. Encontre-o pessoalmente e pergunte novamente.

 

O vendedor tem em mãos todas as informações sobre a empresa e pode controlar a negociação conforme o seu interesse, liberando as informações mais importantes conforme a confiança obtida do comprador.

 

Já no caso de quem está pensando em comprar uma empresa, é preciso ficar atento às promessas feitas pelo atual proprietário. Solicitar a comprovação de cada dado repassado é fundamental.

 

Também é importante realizar uma avaliação detalhada do negócio, levando em consideração as informações financeiras, gerenciais, contábeis, dívidas, passivos tributários e trabalhistas. Dessa forma, é possível minimizar o risco de pagar por um negócio e receber outro.

 

 

Venda uma empresa

 

 

Entenda a motivação e a realidade do mercado

 

Você sabe por que quer vender o seu negócio? Ele não está oferecendo os resultados esperados ou a operação já lhe cansou? Você quer passar mais tempo com a família? Investir em outros negócios?

 

Pode parecer bobagem, mas compreender o que leva um empreendedor a fazer a venda de uma empresa é a primeira pergunta que um comprador experiente fará. Decidir vender seu negócio é uma questão muito importante para se deixada de lado.

 

Se você é o comprador e está em busca de negócios e oportunidades, provavelmente vai questionar o motivo da venda de empresa – muitas vezes o negócio pode ser uma cilada e só te trazer dor de cabeça e a motivação para vender é exatamente se livrar de um problema. Da mesma forma que saber o motivo da venda de empresas, compreender o porquê de investir em um determinado negócio ou setor é o primeiro passo para alcançar os seus objetivos.

 

Tanto no caso do vendedor quanto do comprador, estar ciente da realidade atual do mercado ajuda a entender o futuro da empresa, qual é seu valor de mercado, seu potencial de crescimento, ou seja, permite que uma decisão seja tomada com mais clareza e diminui as chances de arrependimento.

 

Venda de empresas de maneira simplificada

 

Como dissemos, encontrar negócios e oportunidades é muito mais comum hoje em dia. Mas o processo de compra e venda de empresas pode ser complexo. Mas existem empresas e profissionais que podem deixar as coisas mais simples e seguras para quem deseja vender um negócio. São os chamados consultores de negócios ou brokers.

 

Além de cuidar de todo o processo, orientando, preparando e buscando compradores, uma consultoria em compra e venda de empresas ajuda a tirar dúvidas e evitar falhas na condução do processo, oferecendo, inclusive, orientações jurídicas. Em outras palavras, trabalhar com uma consultoria pode ajudar a conseguir o melhor acordo possível para ambas às partes. Mas é claro que contratar uma consultoria tem seus custos e só valerá a pena para negócios um pouco maiores.

 

Vender a empresa ou passar o ponto são processos que envolvem atenção e cuidados. Mas com essas 7 dicas é possível para melhorar o desempenho tanto na compra, quanto na venda de empresas, promovendo negociações seguras e justas e bem-sucedidas.

 

 

Venda uma empresa

 


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