O que é o perfil profissional

 

Em uma entrevista de trabalho, ou até mesmo no currículo, é comum que sejam feitas perguntas sobre o perfil profissional e o perfil comportamental do candidato. E, dentre todos, esse talvez seja um dos mais importantes.

 

O perfil profissional deve descrever como o candidato atua no ambiente de trabalho. Em outras palavras, consiste em breve relato sobre as habilidades, características, pontos fortes e fracos do profissional.

 

No currículo, essa informação é opcional, mas pode ser incluída antes das experiências profissionais, logo nas primeiras informações.

 

Essa informação também é fundamental para os empreendedores, já que o perfil profissional auxilia na identificação dos tipos de atividade nas quais se sai melhor e que tipo de negócio poderia se adequar melhor ao seu perfil. Dessa forma, compreender seu perfil pode ajudar na decisão de construir um bom negócio, de acordo com suas qualidades pessoais.

 

Como descobrir o seu perfil profissional

 

É comum pensar que conhecemos os nossos pontos fortes e características, mas não é bem assim. Identificar a si mesmo nem sempre é tarefa simples, pois exige exige autoconhecimento e uma visão imparcial. Por isso, é muitas vezes mais fácil para um colega de trabalho destacar suas características pessoas e profissionais do que você mesmo.

 

Atualmente, existem ferramentas que podem facilitar a tarefa de descrever seu perfil comportamental. A mais das formas mais utilizadas e fiel é o Teste de Perfil Profissional e Empreendedor.

 

Após realizar o teste, o profissional recebe um relatório completo com mais de 50 informações sobre seu perfil, incluindo pontos fortes, pontos fracos, competências e talentos. Sendo assim, com o relatório em mãos, é possível se conhecer, aprimorar seus pontos fracos, e elaborar um bom currículo.

 

Como montar o seu currículo?

 

Fuja de clichês!

 

Para ser selecionado em uma estrevista de emprego, o candidato deve apresentar um documento que chame do entrevistador, algo que o diferencie dos demais candidatos e que demonstre que seu perfil é adequado ao da vaga oferecida.

 

Por isso, ressaltar características que a maioria dos concorrentes também irão ressaltar não lhe colocará em posição de destaque.

 

A dica é: reflita sobre o que já fez na sua carreira que poderia agregar à nova empresa. Pontue de forma sintética no currículo (currículo bom é resumido) e se prepare para descrever e exemplificar durante a entrevista.

 

Esteja atento ao português correto

 

Parece óbvio, mas um pequeno deslize ou desatenção pode colocar seu currículo na pilha dos descartados. Por isso, é fundamental ler atentamente cada palavra, mantendo a atenção também à concordância das palavras e ao uso de palavras adequadas e respeitosas. Se for possível, peça ajuda para revisá-lo.

 

Lembre-se: o seu currículo é o seu primeiro contato com o recrutador.

 

Pense como o recrutador

 

Essa é uma das dicas mais preciosas para participar de um processo seletivo. Pensar como o recrutador ou entrevistador lhe ajudará a antecipar perguntas e planejar respostas.

 

No entanto, ao elaborar previamente o que você deverá ser completamente sincero. Evite dizer características que não fazem parte do seu perfil, só porque você acredita que o recrutador gostará. Essa é a forma mais fácil de identificar uma mentira.

 

Ressalte as reais habilidades que você identificou no seu perfil profissional. Conte também aquelas fragilidades que você tem e mostre o que você tem feito para melhorá-las.

 

Além disso, relacione essas habilidades à vaga em questão. Não adianta ressaltar que você escreve bem, sendo que o emprego não exigirá que você utilize essa competência. Não ressalte que você tem perfil executor, se a vaga exige um perfil planejador.

 

Fundamental em qualquer processo Muito importante também é constar quais foram suas últimas conquistas, aquela evolução de cargo, promoções que recebeu. A evolução na carreira é um indicativo importante para qualquer empregador.

 

Deixe claro seus objetivos profissionais

 

Afast-se do padrão “recolocar-se no mercado de trabalho”. Ambição importa, planos são importantes, desejos, metas de crescimento dentro da empresa passam a mensagem de que você busca desenvolver-se.

 

Não existe uma dica padrão para o que dizer sobre seus objetivos profissionais. Apenas reflita sobre os seus e faça-os constar no seu currículo e na entrevista.

 

Mantenha seu currículo atualizado

 

Uma falha comumente cometida é deixar de abandonar o currículo e deixar de atualizá-lo frequentemente. Outra falha, mais grave ainda, é utilizar um currículo padrão para todas as vagas às quais for candidatar-se.

 

Lembre-se que o seu currículo é o seu primeiro contato com a empresa. Portanto, dê o seu melhor, mantenha-o atualizado e sempre (sempre) revise-o para cada vaga.

 

Sabendo que o primeiro passo é a realização de um teste de Perfil Profissional você já sabe por onde começar.

 

Se você já fez o Teste de Personalidade, já saiu na frente. O próximo passo é encontrar a vaga ideal para seu perfil e candidatar-se.

 

Se ainda não fez, adiante-se. O teste leva menos de 10 minutos para ser feito e você terá uma análise completa sobre seu perfil. Clique aqui para iniciar.

 


 

Saiba mais

 

Perfil comportamental – dicas infalíveis para descobrir e melhorar o seu

Empresa cria ferramenta de análise de perfil profissional

5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas