Quando um empreendedor planeja iniciar um  bom negócio, vem sempre a dúvida: começar um negócio do zero ou comprar um negócio já em funcionamento? Para ajudar a esclarecer essa dúvida, no post de hoje vamos analisar os prós e contras de comprar um posto de gasolina à venda: vantagens, desafios, pontos a serem considerados, dentre outros aspectos. Vamos lá?

 

Um posto de gasolina é sempre bom negócio?

 

A gasolina é considerada um produto essencial, também conhecido com commodity. Para rodar com boa parte dos meios de transporte como automóveis, motos, caminhões e barcos é necessário recorrer a um posto de gasolina. No Brasil, a falta de combustível pôde ser claramente sentida durante a greve dos caminhoneiros em 2018. Além disso, como vimos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), por se tratar de uma categoria de estabelecimento essencial, todos os decretos municipais e estaduais autorizaram a continuação do seu funcionamento.

 

Em outras palavras, em relação aos produtos oferecidos, o posto de gasolina é um empreendimento seguro e perene. Por ser uma categoria de negócios que oferta um bem essencial (combustível), está sempre em funcionamento, independentemente de pandemia ou outras eventualidades, desde que sejam adotadas medidas para de segurança dos funcionários e clientes.

 

Outra vantagem dos postos de gasolina é terem uma diversidade de público-alvo bastante amplo, pois envolve usuários de carros, motocicletas, ambulâncias, caminhões e empresas de ônibus, pessoas físicas e pessoas jurídicas. Além disso, muitas vezes os postos apresentarem outros serviços como lojas de conveniências, chaveiro, floricultura, lava-jato, mecânica e troca de óleo.

 

Cada vez mais os clientes querem otimizar o seu tempo e realizar a maior quantidade de serviços em um único ambiente, de maneira centralizada e rápida. E esse novo perfil do consumidor oferece vantagens para quem deseja empreender um posto de gasolina.

 

Como foi visto, há muitas formas de diversificar os serviços oferecidos e aumentar o ticket médio do cliente de um posto de gasolina sem, necessariamente, ter que fazer investimentos muito altos. É possível aproveitar parte da infraestrutura já construída do posto e, com algumas adequações necessárias (inclusive de segurança), oferecer outros serviços.

 

Abrindo um posto de gasolina do zero

 

Uma opção é abrir uma franquia de posto de gasolina do zero. Porém, para isso, é necessário passar por várias etapas, tais como:

 

  • – Definir a bandeira da franquia: analisar as regras de cada uma das opções;
  • – Verificar as exigências legais, inclusive os padrões exigidos pela Agência Nacional do Petróleo (ANP);
  • – Conseguir as licenças, como a ambiental;
  • – Definir a localização;
  • – Verificar e implementar às normas de segurança;
  • – Planejamento financeiro;
  • – Construção da infraestrutura, como os tanques subterrâneos;
  • – Adquirir os equipamentos necessários;
  • – Treinar os colaboradores.

 

Além disso, quando se abre uma franquia de posto de gasolina é preciso entender que será necessário seguir os padrões e normas da bandeira franqueadora. Ou seja, o empreendedor precisa levar em consideração as regras da bandeira e a importância do seu cumprimento.

 

Assim, abrir um posto de gasolina do zero envolve muitas questões legais e documentais, além de muito tempo. Para se ter uma ideia, no geral todo esse processo pode levar até 30 meses para ser concluído.

 

Posto de gasolina à venda: vale a pena comprar?

 

Uma outra forma de empreender no ramo de posto de gasolina é comprar um posto de gasolina à venda. Porém, quais são as vantagens de comprar um posto de gasolina já em funcionamento?

 

A primeira grande vantagem é o tempo: como foi visto, começar um posto de gasolina do zero leva muito tempo, tanto devido à construção da infraestrutura específica, assim como a parte burocrática e de licenças. Quando se compra um posto de gasolina à venda, ganha-se muito tempo, pois pula-se diversas etapas.

 

Um outro ponto bastante positivo é que o posto de gasolina à venda já vem com um público fidelizado que, muitas vezes, nem vai perceber a troca do dono.

 

Porém, também são necessários alguns cuidados ao comprar um posto de gasolina à venda como, por exemplo, solicitar um Laudo de Avaliação, também chamado de valuation. Essa nada mais é que uma Avaliação da Empresa e tem como objetivo precificar uma empresa à venda ou ativo por seu valor de mercado, levando em consideração uma expectativa de retorno ou viabilidade de um investimento.

 

Além disso, essa avaliação também contém informações do histórico, potencial de mercado, descrição total da localização, aspectos financeiros, dentre outras informações que são fundamentais para a tomada de decisão mais acertada.

 

Como encontrar um posto de gasolina à venda

 

Agora que já ficou evidente que comprar um posto de gasolina à venda pode ser vantajoso, a pergunta é: onde posso encontrar postos de gasolina à venda?

 

A melhor forma é através da plataforma inovadora do meuBIZPor meio dela, é possível encontrar um posto de gasolina à venda para negociar hoje mesmo. Basta definir qual o negócio pelo qual você busca, no caso, postos de gasolina e clicar em buscar. Diariamente, vários novos negócios ficam disponíveis e há diversas opções para escolher.

 

Ficou interessado e quer saber mais como comprar um posto de gasolina à venda? Acesse agora a plataforma do meuBIZ e encontre o negócio perfeito para você.

 

Assine o nosso newsletter do blog e acompanhe nossas dicas e posts sobre o mercado.

 


 Veja mais:

Como obter o melhor valor na venda da empresa

Site de compra e venda de empresas favorece o empreendedorismo

Fusão de empresas: o que é e como funciona

Quero comprar uma empresa: como fazer?

Depósito de gás é um bom negócio para empreender?