O primeiro semestre de 2020 está sendo marcado por uma transformação profunda em todo o mundo. Formas de se relacionar e trabalhar estão sendo moldadas de acordo com o novo contexto que está se desenhando. E, dentre estes novos desafios, o mundo precisa se reinventar profissionalmente. Esse é, então, o momento em que o empreendedorismo torna-se um caminho natural para as pessoas que estão em busca de novas oportunidades para geração de renda. E, nessa hora, é importante contar com um site de compra e venda de empresas.

 

Entendendo o que é empreendedorismo

 

Há diversas formas diferentes de empreendedorismo. O Sebrae identifica dois tipos principais de motivadores para o empreendedorismo: necessidade e oportunidade. O empreendedorismo por necessidade é quando a pessoa não encontra oportunidades de emprego ou recolocação na própria carreira e, por isso, é levado a criar o seu trabalho para resultar, assim, em renda. Nessas situações, as atividades tendem a ser mais tradicionais.

 

Já o empreendedorismo por oportunidade é caracterizado pelo indivíduo que enxerga uma oportunidade e vislumbra a possibilidade de geração de renda e lucro. Nesse tipo de empreendedorismo, o responsável tem mais expectativa de crescimento do que aqueles que empreendem motivados pela necessidade.

 

Panorama do empreendedorismo no Brasil

 

Para compreender um pouco mais sobre a dimensão da motivação do empreendedorismo no Brasil, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2018) revelou que:

 

  • – 61,8% do empreendedorismo foram por oportunidade;
  • – 37,5% do empreendedorismo foram por necessidade;
  • – 0,7% não foi possível distinguir se foram por oportunidade ou por necessidade.

 

Já em relação ao cenário que está se desenhando com a pandemia da Covid-19, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que o resultado de março já mostrou os primeiros efeitos na perspectiva sobre o mercado de trabalho. A FGV pontua que analisando o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), houve a segunda maior queda da série histórica, ficando atrás apenas da ocorrida na crise de 2008/2009. Assim, a instituição revela que esse cenário negativo acerca do desemprego deve persistir nos próximos meses.

 

Ou seja, diante deste cenário, estima-se que o empreendedorismo por necessidade irá crescer, devido ao aumento substancial de desempregados.

 

Vale a pena abrir uma empresa do zero?

 

Seja motivado por uma necessidade ou por uma oportunidade, o fato é que diariamente centenas de empresas são abertas. De acordo com Felippe Ferreira, fundador do site de compra e venda de empresas meuBiZ, começar uma empresa do zero exige diversas ações, tais como:

 

  • – escolha do ponto comercial;
  • – definição da identidade visual;
  • – criação e fortalecimento da marca;
  • – seleção de fornecedores;
  • – treinamento de funcionários;
  • – compra de equipamentos.

 

Todas essas etapas exigem muito esforço, tempo e investimento. Além disso, por ser um negócio que está iniciando, há todos os riscos envolvidos de poder não dar certo.

 

Principais riscos em abrir uma empresa do zero

 

Começar um negócio do zero pode ser algo extremamente arriscado. E não apenas por causa do perfil do empreendedor, mas também por inúmeras variáveis como, por exemplo:

 

  • – Falta de planejamento;
  • – Análise de mercado inexistente ou superficial;
  • – Falta de sustentabilidade do negócio;
  • – Inexperiência e/ou despreparo por parte do empresário;
  • – Ausência de espírito empreendedor;
  • – Desmotivação.

 

Desta forma, a abertura de uma empresa do zero tem diversos riscos acrescidos que acabam gerando um contexto inseguro para os futuros empreendedores.  Então, será que há outra forma de empreender que seja mais rápida e segura?

 

Site de compra e venda de empresas: um atalho seguro?

 

A resposta é sim, através de um bom site de compra e venda de empresas é possível encontrar oportunidades de negócio em todo o Brasil. Com esta solução, o empreendedor pode encontrar empresas à venda em funcionamento ou até mesmo um ponto comercial.

 

E quais são os benefícios de usar site de compra e venda de empresas?

 

A maior vantagem é comprar um bom negócio que tem um histórico de resultados: desta forma, não é necessário começar uma empresa desde o início, construindo nome, marca, carteira de clientes, selecionando fornecedores e investindo em outras áreas do negócio. O empreendedor já inicia com um negócio previamente ativo e, com isso, ganha-se muito tempo, além de reduzir os riscos.

 

O melhor site de compra e venda de empresas

 

Agora que já ficou evidente que usar um site de compra e venda de empresas é a melhor forma para empreender, vamos explicar como funciona essa plataforma inovadora do meuBIZ.

 

Através de um site de compra e venda de empresas você pode encontrar um negócio para empreender hoje mesmo. Basta definir qual o segmento que você deseja empreender e colocar a localização (pode ser o estado, a cidade ou, até mesmo, o bairro) e clicar em “encontre um negócio”.

 

Caso você ainda não tenha definido em qual segmento gostaria de começar a empreender, também não tem problema: basta preencher a localização (onde) e o meuBIZ irá mostrar todas as oportunidades de negócios na respectiva região.

 

Só para ter uma ideia da diversidade: colocando a cidade de São Paulo, são quase 900 (novecentas) empresas à venda disponíveis, além de ponto comercial para alugar ou comprar. Além disso, há diversos outros filtros disponibilizados para facilitar a busca pelo negócio.

 

Outra ferramenta que pode ser útil ao empreendedor é o perfil do empreendedor. Esse é um sistema completo que tem como objetivo o conhecimento do padrão comportamental empreendedor.

 

Ficou interessado e quer saber mais como comprar uma empresa?

 

Acesse agora o site de compra e venda de empresas do meuBIZ e encontre o negócio perfeito para você. Ou assine nossa newsletter do blog para acompanhar as dicas e posts sobre o mercado de fusões e aquisições.

 


Veja mais:

Fusão de empresas: o que é e como funciona

Quero comprar uma empresa: como fazer?

Depósito de gás é um bom negócio para empreender?

Quiz de personalidade: analise seu padrão comportamental

Bom negócio: como comprar uma empresa bem-sucedida