O sucesso de um indivíduo está intimamente ligado ao seu autoconhecimento. Isso porque, além de conhecer seus pontos fortes e fracos, o autoconhecimento também permite ter clareza sobre o que esperar de sua vida profissional, social e pessoal. E a melhor forma para inteirar-se sobre si mesmo é através da realização de um teste de autoconhecimento.

 

Uma pessoa bem preparada conhece bem as suas qualidades e virtudes para que possa tirar melhor proveito delas e alcançar seus objetivos. Além disso, está atenta aos pontos menos favoráveis de sua personalidade para que possa melhorá-los, não permitindo que eles sejam um empecilho em seu caminho rumo ao sucesso.

 

Porém, isso nem sempre é uma tarefa fácil. E é para isso que utilizamos os testes de autoconhecimento, também chamados de testes de personalidade.

 

O que é o teste de autoconhecimento

 

O teste de autoconhecimento ou teste de personalidade é um tipo de exame psicológico criado para identificar características do indivíduo que se submete a eles. Esses testes buscam identificar o maior número possível de informações sobre o indivíduo que sejam úteis e que possibilitem descrever aspectos de seu comportamento e personalidade por exemplo.

 

Como o autoconhecimento te ajuda

 

Entender a si mesmo e a suas demandas é primordial para evitar a autossabotagem. Ao realizar um teste de autoconhecimento e conhecer melhor sua personalidade, você tem acesso ao seu perfil comportamental. Em outras palavras, você identificará quais são as suas habilidades, o seu temperamento, a sua forma mais natural de trabalhar, liderar, ser liderado, garantir rendimento, e as suas reação diante de determinadas situações.

 

Um exemplo fundamental é a habilidade de nos comunicarmos. No cotidiano, a compreensão de nossas características também possibilita melhorias na comunicação e na relação com quem nos cerca. Estamos o tempo todo nos relacionando com pessoas, sejam elas amigos, familiares, colegas de trabalho, seja por curtos momentos de tempo ou por longas horas diariamente. Dessa forma, é muito importante que o contato com o outro se dê de uma forma efetiva e que as trocas de palavras ou gestos alcancem o objetivo esperado. Assim, a troca eficiente de ideias entre sujeitos reduz as chances de mal-entendidos e desencontros de informações que poderiam gerar transtornos futuros.

 

Ao conhecer a sua forma de se comunicar, você identificará se é mais racional ou emocional, se é impulsivo ou comedido, se é mais direto ou não. Dessa forma, convencer um companheiro de que uma ideia torna-se  mais fácil se você souber qual a melhor forma de ideal de utilizar suas características e até mesmo evitar alguma delas, a depender do seu interlocutor.

 

Da mesma forma, os testes de autoconhecimento podem te ajudar a entender se você é um sujeito mais cooperativo ou mais independente na hora de realizar tarefas, características que aparecem tanto no meio corporativo. Assim, você poderá identificar se é uma pessoa organizada, ou se age sem planejamento. Se é independente, preferindo trabalhar de forma autônoma, ou se busca sempre o apoio de pessoas para realizar tarefas.

 

Os testes de personalidade no mundo corporativo

 

Para as empresas, está se tornando cada vez mais relevante conhecer o perfil de quem faz parte da equipe. Isso porque conhecer os pontos fortes e fracos  de um empregado facilita na potencialização de seu rendimento e permite a filtragem daquilo que pode atrapalhá-lo.

 

Por essa razão, está cada vez mais comum que no processo de recrutamento de uma empresa um candidato se depare com algum teste de personalidade. É importante estar preparado e familiarizado com os tipos de testes a que pode ser submetido e com as atribuições que eles procuram identificar.

 

No fim das contas, todo esse conhecimento servirá para te ajudar a se descobrir e tomar melhores decisões, seja ela individual ou profissional. Assim, pode se decidir se uma oportunidade é a ideal para você ou se você terá que continuar suas buscas; se em determinada empresa você conseguirá realizar o que tanto almeja ou se seu perfil não combina com o dela; se você tem chances de ser um profissional realizado ou se está apenas perdendo seu tempo com algo que não lhe trará nenhum tipo de satisfação; se ali você conseguirá suas motivações ou apenas mais motivos para crer que não está seguindo o melhor caminho.

 

Onde realizar testes de autoconhecimento

 

Existem vários meios de se alcançar o autoconhecimento, sozinho, com ajuda de terceiros ou com o auxílio de ferramentas online. A maneira mais fácil de obter um resultado de maneira rápida e confiável, é realizando um teste pela internet.

 

Acesse o link para realizar esse teste de autoconhecimento e surpreenda-se com a quantidade de informações sobre si mesmo que você já sabe, mas nunca tomou consciência sobre a importância delas.

 

Clique aqui para iniciar seu teste.

 


 

Veja mais

Perfil profissional – veja dicas para melhorar o seu

Perfil comportamental – dicas infalíveis para descobrir e melhorar o seu

Empresa cria ferramenta de análise de perfil profissional