Você conhece o seu tipo de temperamento? Realize esse teste de temperamento e descubra!

 

Tendo em vista que cada indivíduo tem a sua forma de sentir e de enxergar o mundo e as pessoas, pode-se afirmar que o temperamento é determinante em nossa forma de agir. Por isso, demonstraremos a importância de se realizar um teste de temperamento.

 

Todo ser humano possui um conjunto de particularidades que forma sua personalidade. Esse conjunto é chamado de temperamento. Mas o que define temperamento é a combinação de características inatas que são herdadas pelos pais e que, de maneira inconsciente afetam o comportamento do indivíduo.

 

O temperamento está diretamente ligado à forma com a qual a pessoa direciona sua atenção, afetividade e atividade. É certo que ele não é o único fator influenciador na vida de uma pessoa. Ele acompanha o indivíduo em sua trajetória de vida, mas o ambiente familiar e o meio social exercem influência relevantes.

 

A importância do teste de temperamento

 

 

Mesmo que se tenha clareza em relação à qual carreira seguir, os testes de personalidade podem auxiliar em outras decisões pessoais e profissionais. O resultado de um teste de temperamento pode apontar a necessidade de mais experiência ou treinamento em determinada competência, além de revelar quais as habilidades podem ser melhor aproveitadas.

 

O resultado pode demonstrar, inclusive, que o indivíduo tem capacidade de liderança e espírito empreendedor, o que indicaria a possibilidade de abrir um bom negócio, ao invés de procurar um emprego.

 

No entanto, o objetivo do teste de temperamento não é fornecer uma resposta definitiva sobre o destino profissional de um indivíduo, mas é uma poderosa ferramenta para quem se preocupa em fazer uma escolha mais assertiva no desenvolvimento de sua carreira.

 

Entre outras coisas, o teste de temperamento também é capaz de mensurar as características pessoais, a composição emocional e a estabilidade de cada pessoa. Por isso, são também muito utilizados por empresas nos processos de contratação e alocação de colaboradores.

 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o teste de temperamento, veja quais são os tipos de personalidade.

 

 

Os 4 tipos de temperamento e suas características

 

Estudos comprovaram que os seres humanos podem ser classificados em quatro tipos de temperamento:

 

  • – sanguíneo
  • – fleumático
  • – colérico
  • – melancólico

 

Cada um com suas características distintas, embora todos possuem excelentes características positivas, demonstram alguns pontos fracos que podem ser trabalhados.

 

O importante na identificação do temperamento é poder usar isso a favor de si mesmo e identificando seus padrões no ambiente profissional. Com essas informações é possível utilizá-las para um autoconhecimento e melhorar as relações interpessoais no trabalho, no ambiente familiar e entre amigos, ou seja, entender o outro para que as relações sejam de respeito às diferenças, às adversidades.

 

A teoria dos 4 tipos de temperamento foi criada pelo filósofo grego Hipócrates, por volta do ano 400 a.C embora seja estudada até hoje e considerada muito atual por vários especialistas. Cada um dos tipos de temperamento está ligado a um fluido do corpo humano, que se acredita ser aquele que tem maior domínio sobre o indivíduo e cada pessoa nasce com um temperamento dominante carregando-o durante toda sua vida. Na verdade, cada indivíduo possui um temperamento dominante, dois que o acompanham e um que não é reconhecido. Continue lendo e conheça cada um deles.

 

Temperamento Sanguíneo

 

Está associado ao elemento ar. Como o próprio nome diz, o temperamento sanguíneo está ligado ao sangue. Os indivíduos com esse tipo de personalidade são expansivos, gostam de se comunicar com outras pessoas e se expressam tanto por meio de gestos quanto palavras. É o tipo de pessoa que atrai a atenção de todos ao seu redor, principalmente pelo bom humor e simpatia. Com isso, fazem amizades com facilidade e se se adaptam bem em novos ambientes.

 

Em se tratando de emoções, são pessoas intensas, do tipo que não conseguem esconder o que estão sentindo. Por outro lado, não se deixam abater com facilidade e sempre conseguem enxergar o lado positivo dos problemas, sendo considerados seres altamente resilientes e perseverantes. São profissionais proativos e que inspiram os colegas a agirem da mesma forma.

 

No trabalho eles são maioria, fazem amizades facilmente. Não entram em conflitos com os colegas, são escorregadios e estão envolvidos em várias coisas ao mesmo tempo. Gostam de mudanças e de inovar. São profissionais proativos e que inspiram a equipe ou colegas.

 

Pontos de Melhoria: São impulsivos na forma de agir e falar, gerando, às vezes, situações de conflito. É interessante e pertinente parar para refletir antes de tomar atitudes que possam se arrepender depois. A falta de atenção é outro ponto que deve ser trabalhado, assim como o exagero para lidar com coisas que, muitas vezes, são simples.

 

Temperamento Fleumático

 

Está associado ao elemento água. O temperamento fleumático está ligado à fleuma, também chamada de linfa, um líquido que é originado através do sangue. Esse temperamento é considerado um dos mais fáceis de lidar. São pessoas pacíficas e raramente entram em atritos ou perdem o controle perante alguma situação, pois sempre refletem antes de agir. Gostam de viver com rotina e preferem ambientes silenciosos e tranquilos.

 

No ambiente de trabalho sua frase predileta é: “Devagar e sempre!” Mantém sempre a calma em situações de crises. É observador, bom ouvinte e bem humorado. São bastante eficientes e conseguem trabalhar com tranquilidade sob pressão.

 

São indivíduos bem reservados e que não gostam de se expor. Controlam seu emocional, tem ar de mistério, escondem o sentimento. Em tempos de redes sociais, em que todos querem expressar suas opiniões, os indivíduos fleumáticos preferem não se envolver em polêmicas e, por isso, não gostam de se expor. Eles conseguem controlar bem suas emoções e são considerados misteriosos, já que não é possível perceber o que estão sentindo.

 

Pontos de Melhoria: agir mais rapidamente é um dos pontos que podem ser melhorados. Como são calmos, isso reflete um pouco na tomada de decisões. Outro ponto é a dificuldade em sair da zona de conforto e desejar alçar voos mais altos.

 

Temperamento Colérico

 

Associado ao elemento fogo. Ligado à bílis, um fluido produzido pelo fígado, o temperamento colérico inclui pessoas fortes e cheias de energia para agir em busca de seus objetivos. Eles são impositivos e com ideias elevadas. Elas não se abatem frente aos obstáculos e se mantêm sempre confiantes de que vão conseguir o que desejam. Podem ter dificuldade para se relacionar com outras pessoas que também tenham o temperamento colérico, pois são bastante explosivas, dominadoras, impulsivas e reativas. Embora serem dominantes, tem muito senso de justiça. Por isso são fáceis também de perdoar. 

 

Na empresa costuma assumir posições de liderança pois são muito proativos e motivados por desafios e metas. São profissionais determinados e agem bem diante de emergências e situações inesperadas.

 

Pontos de Melhoria: o excesso de confiança pode se transformar em prepotência, então é importante se atentar a esse aspecto e buscar ter um pouco mais de humildade. Ser mais tolerante e paciente com as pessoas com as quais convive também pode ajudar a construir relações mais positivas.

 

Temperamento Melancólico

 

Associado ao elemento terra. O temperamento melancólico está ligado à chamada bílis negra, que se acreditava ser expelida pelo baço e pelas glândulas suprarrenais. Pessoas com esse temperamento são tímidas e reservadas, muitas vezes consideradas solitárias pelas pessoas a sua volta. Não costumam colocar para fora seus sentimentos, embora extremamente sensíveis. Transmite um olhar de preocupação e sofrimento. São fiéis, sinceros e exigentes consigo mesmo.

 

Na carreira profissional, preferem trabalhos que possam realizar sozinhos. São bons em diagnósticos e muito estudiosos. Por esse motivo, grande parte dos artistas famosas ligados à música, pintura e escrita possuíam o temperamento melancólico. São seres extremamente detalhistas, perfeccionistas e bastante organizados. Nos relacionamentos pessoais são bastante exigentes e têm padrões bastante altos.

 

Pontos de Melhoria: trabalhar o egoísmo e o pessimismo são alguns pontos que podem ser melhorados. Tentar se relacionar de forma mais próxima com outras pessoas sem exigir demais delas também pode trazer muitos benefícios.

 

Identificando seus padrões no ambiente profissional

Não se pode confundir o temperamento de uma pessoa com “destino”. Cada ser humano tem suas características próprias ligadas à personalidade e é bem possível que um indivíduo que faça parte de qualquer um desses quatro grupos consiga reconhecer quais são as suas crenças limitantes e, assim, trabalhar em seu interior os pontos necessários para se tornar um ser humano melhor e mais evoluído.

 

Existe a hipótese de que se a pessoa consegue identificar em qual dos quatro temperamentos mais se encaixa, pode evoluir sua capacidade de inteligência emocional. Isso é o que propõe o teste DISC, através do questionário DISC.

 

Todo líder de uma pequena a grande organização, fica em contato com pessoas com temperamentos diferentes. Para lidar melhor com essas pessoas o teste de personalidade é uma ferramenta muito eficaz. Com ela, o líder é capaz de identificar esses temperamentos em si mesmo e na sua equipe, que será extremamente útil para obter bons resultados de seus colaboradores e identificar seus padrões no ambiente de trabalho. 

 

Quando uma pessoa consegue entender como funciona sua inteligência emocional, o autoconhecimento, a origem de seus sentimentos, essa pessoa conseguirá canalizá-los de uma forma muito mais assertiva. Em todos os aspectos da vida, os benefícios de conhecer os tipos de temperamento podem ser sentidos, em especial para a carreira profissional e os relacionamentos pessoais e interpessoais.

 

Portanto, realizar esse teste psicológico pode auxiliar na identificação do seu tipo de temperamento irá fazer com que eleve seus pontos de melhoria com o benefício de uma vida plena e congruente. Na verdade, o temperamento não é passível de mudanças. Ele é reeducável no aspecto de sua manifestação.

 

Para fazer o teste de temperamento do meuBiZ e descobrir o seu perfil profissional, acesse o link abaixo.

 

Teste de temperamento

 


 

Veja mais:

Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado

Teste DISC – Como essa ferramenta pode desenvolver sua carreira

MBTI – Como conhecer o seu perfil te auxilia na carreira

Teste de autoconhecimento – Como tirar o melhor proveito dele

Perfil profissional – Veja dicas para melhorar o seu

Perfil comportamental – Dicas infalíveis para descobrir e melhorar o seu

Valuation – Como avaliar uma empresa

Negócios e oportunidades – Como empreender de maneira bem sucedida