Desde sempre, a busca pelo conhecimento tem movido o ser humano, assim como a busca pelo autoconhecimento. É natural para o homem o desejo de conhecer o novo e não seria diferente quando o envolve identificar-se a si mesmo. O próprio filósofo Sócrates, que nasceu em 469 AC já dizia: “Conhece-se te ti mesmo”. O teste DISC é uma evolução que facilita esse processo.

 

Os testes psicológicos, originaram-se em diferentes regiões, mas Inglaterra e França foram pioneiros no desenvolvimento de testes para mapeamento do perfil comportamental do ser humano. Dentre esses testes de personalidade, podemos citar o método DISC.

 

O teste DISC

 

O teste DISC Criado a partir do desejo de William Moulton Marston de analisar os indivíduos, observando seus comportamentos em uma técnica própria. Assim, Marston identificou quatro padrões importantes, aos quais definiu:

  • – Dominância

 

  • – Influência

 

  • – Estabilidade

 

  • – Conformidade

 

E assim criou o teste DISC.

 

Para que serve o teste DISC

 

Como mencionamos, o DISC é um teste pelo qual se identifica o perfil dominante de um indivíduo, analisando os quatro padrões. A ideia principal do DISC é fazer com que cada indivíduo esteja alocado de acordo com suas capacidades, desejos e valores, para assim possa obter o maior grau de produtividde e satisfação no trabalho.

 

Você provavelmente já viveu uma situação ou realizou uma tarefa com a qual não tinha aptidão ou gosto. Dessa forma, cedo ou tarde, percebeu que não se doou ao máximo e não esteve satisfeito.

 

O teste DISC visa justamente identificar quais tipos de tarefa e situações são mais adequadas a determinado perfil. Assim, um gestor pode buscar a alocação ótima para um funcionário, disponibilizando-o para realizar tarefas que lhe dão prazer e, ao mesmo tempo, retorno para a organização.

 

O DISC é composto por um questionário com perguntas objetivas (fechadas), no qual o resultado identificará o perfil comportamental do indivíduo. Por detalhar características predominantes da pessoa, o teste é muito utilizado pelas áreas de Recursos Humanos de empresas no momento de selecionar candidatos.

 

Os quatro perfis comportamentais

 

Dominância

Por via de regra, quem tem este elemento normalmente consegue lidar bem com problemas e desafios. Uma pessoa que possui uma forte dominância normalmente é exigente, firme, direto e competitivo.

 

Influência

Quem possui este destaque em seu perfil tem o grande poder da persuasão. São pessoas carismáticas e comunicativas, que conseguem influenciar outras. Quem possui esse perfil tem habilidades para trabalho em equipe e é capaz de motivar o time pois está com o otimismo bastante elevado para situações do dia a dia.

 

Estabilidade

 

A pessoa que detém perfil mais estável tende a ser um pouco mais calma e evita mudanças abruptas, ao mesmo tempo em que gosta de seguir padrões e uma rotina de trabalho.

 

Conformidade

 

As pessoas com perfil voltado à conformidade sabem lidar bem com as regras e ordens por seus gestores.  Normalmente são pessoas perfeccionistas, cautelosas, precisas, com excelente senso analítico e lógico.

 

Um detalhe fundamental é que as pessoas são formadas por uma combinação de cada uma das quatro características. Logo, independentemente das características pelas quais uma pessoa se destaca, não há nenhuma melhor que a outro. Cada uma é adequada ou não para determinada posição ou situação de trabalho.

 

As vantagens de realizar o teste DISC

 

Agora que sabemos o que é e como funciona o teste DISC, chegou a hora de entendermos quais as vantagens de aplicarmos este teste.

 

1 – Conhecer melhor a si mesmo e ao outro: Seja no trabalho ou na vida pessoal, a convivência com o outro é fundamental. E, ao se conhecer as pessoas do seu círculo de convivência, fica mais fácil conviver, negociar e compreender a personalidade do outro.

 

2 – Melhorar os resultados do seu time: Imagine-se como o gerente de sua empresa, tendo à sua disposição dezenas de colaboradores que necessitam ser melhor alocados e manterem-se motivados. Cada um deles tem uma forma de agir, de pensar e, assim, cada um possui um método específico de abordagem. Com o teste DISC, você poderá ter informações sobre como agir diante de cada colaborador e de quais são as tarefas mais adequadas a cada um.

 

3 – Contratar colaboradores alinhados ao perfil da empresa: Como mencionamos, o DISC é muito utilizado pelo RH no momento de contratação de colaboradores, por auxiliar na seleção daqueles que se adequarão melhor às tarefas e aos valores do negócio.

 

Conclusão

 

Utilizar o teste DISC em sua empresa, time ou para você de maneira individual pode ser um enorme diferencial para buscar extrair o seu máximo diante de situações profissionais e pessoais.

 

Se você ainda não realizou esse teste, vale a pena fazer.

 

Clique aqui para iniciar seu teste.

 


 

Veja mais:

MBTI – Como conhecer o seu perfil te auxilia na carreira

Teste de autoconhecimento – Como tirar o melhor proveito dele

Perfil profissional – Veja dicas para melhorar o seu

Startup lança ferramenta para análise de perfil comportamental para empreendedores

Perfil comportamental – Empresa lança teste teste para facilitar o empreendedorismo e a busca de emprego

Startup lança teste inédito de perfil profissional para empreendedores e trabalhadores