Uma ação importante no processo de contratação entre as empresas é o teste psicológico. Pensando nisso, é pertinente, a quem busca trabalho ou pretende montar um bom negócio, conhecer a importância de se realizar um teste de personalidadee como ele é capaz de influenciar em sua carreira profissional.

 

Você já conhece seu perfil psicológico? Conheça nosso teste online.

 

A importância do teste psicológico

 

A falta de conhecimento de seu perfil profissional pode trazer muitas dores de cabeça e perda de tempo na carreira. Você deve conhecer alguém que, ao ser contratado para um trabalho específico – ao qual se acreditava ser uma grande oportunidade – descobriu que o emprego dos seus sonhos não era nada daquilo que imaginava. Isso pode ser uma experiência terrível para qualquer funcionário, levando muito tempo e desgaste de energia para ser corrigido.

 

Um erro como esse pode tanto causar estragos para o funcionário, quanto para a empresa. Por isso, cada vez mais, elas estão atentas sobre a importância de aplicar algum tipo de teste psicológico para auxiliar na identificação e contratação de colaboradores. Assim, é possível saber se a vaga em aberto se encaixa ao perfil comportamental do candidato.

 

O prejuízo pode não ser direto quando as empresas se eximem de aplicar um teste de temperamento. Pesquisas confirmam que contratações ruins também podem ter efeitos negativos na produtividade e na autoconfiança dos funcionários, bem como nas vendas de uma organização. Em alguns casos, escolher a pessoa errada para um trabalho pode até resultar em sérios problemas legais.

 

No mercado atual, onde a competitividade é cada vez mais acentuada, as organizações vêm buscando fazer “mais com menos”. Por isso, o investimento em algumas áreas pode evitar más contratações. E é nesse ponto que reside a importância da aplicação de um teste psicológico durante o processo de recrutamento e seleção de colaboradores.

 

Os testes psicológicos podem ajudar um indivíduo de várias maneiras, na vida pessoal, social, na carreira, nos negócios. Dessa forma, se engana quem pensa que eles foram criados apenas para ajudar as empresas a fazer a escolha certa. Além de medir os elementos críticos de sucesso no trabalho – competência, talento e inteligência emocional, um teste de autoconhecimento pode auxiliar o indivíduo a descobrir seu potencial, suas habilidades e formas de tomar decisão.

 

A grande questão é que muitas pessoas ainda não tem um autoconhecimento. Como consequência disso, não usa seu potencial, suas qualidades e diferenciais a favor de seu crescimento pessoal e profissional. Com isso, acabam por ficarem limitadas e não realizam seus sonhos. 

 

A partir do momento que a pessoa identifica seu perfil comportamental, e que ele pode impactar positivo e negativamente em tudo o que faz, é só desenvolver para conduzir padrões de comportamentos mais adequados nas situações corretas, gerando resultados positivos em todas as áreas.

 

A importâcnai do teste psicológico nas empresas

 

Quando uma empresa aplica ao candidato a emprego uma avaliação psicológica, ela dá condições à pessoa de identificar suas qualidades como:  extroversão, automotivação, estabilidade emocional e habilidades interpessoais. Um teste psicológico, provavelmente, irá revelar sua verdadeira natureza.

 

De início, pode soar como um processo assustador – especialmente se o candidato tiver problemas como ansiedade, por exemplo. Mas, isso não deve ser motivo de preocupação. Esses testes não são projetados para rastrear os candidatos a essas condições.

 

A equipe de contratação de uma empresa, faz o melhor que pode para identificar os funcionários certos, examinando currículos, conduzindo entrevistas e verificando referências. Mas, ainda assim, em alguns casos, podem cair no erro.

 

De acordo com Dr. Kenneth Freundlich, um neuropsicólogo clínico e sócio-gerente do Morris Psychological Group, que administra testes psicológicos para organizações a fim de descobrir as qualidades mais sutis que tornam alguém adequado para um trabalho: “Alguns empregos exigem habilidades que são difíceis de avaliar em apenas uma entrevista”, disse ele. “O trabalho pode exigir atributos com os quais o trabalhador não consegue lidar facilmente, então o teste psicológico permite que a empresa tenha uma maneira de obter essas informações.”

 

Lembrando que o teste psicológico não é a única base para a escolha de um funcionário para um trabalho. Pode-se afirmar que é apenas mais uma informação. O objetivo de se aplicar os testes é identificar a pessoa que será a mais adequada para uma determinada função e que tenha o histórico e as características que melhor atenda aquele tipo de trabalho. Bom para empresa e ótimo para o funcionário.

 

O que o candidato a emprego pode esperar durante os testes psicológicos?

 

Se ele nunca participou de algum tipo de teste de psicologia para conseguir um emprego, terá que ir se acostumando com essa prática pois as estatísticas mostram que muitas organizações administram testes psicológicos ao tomar decisões de contratação, e estão cada vez mais incluindo esse tipo de avaliação no processo.

 

O que os candidatos a emprego podem esperar quando solicitados a fazer uma avaliação psicológica, não é nada parecido com uma seção de terapia, onde o candidato irá falar, para o gerente de entrevistas, tudo sobre sua vida, seus sentimentos, entre outros assuntos e questões pessoais.

 

Estes testes são administrados de forma padronizadas, como no ensino médio. O candidato fica numa sala onde outros candidatos recebem as mesmas perguntas de múltipla escolha – verdadeira ou falsa – para responder. Pode-se administrar um teste psicológicotambém individualmente.

 

Não existe uma maneira de se preparar antecipadamente para um teste psicológico. Uma dica é: ser o mais honesto possível. Esse é provavelmente o melhor conselho. Todos têm pontos fortes e todos têm fraquezas. Não há um único empregador no mundo que espere que seus funcionários sejam perfeitos – e pessoas que começam a participar dos testes pensando assim, é provável que não obtenham sucesso.

 

Outra dica é não se sentir ameaçado ou com medo. Muitas pessoas, quando pensam na ideia de conversar com um psicólogo, ficam assustadas. Devem pensar que será uma experiência boa e não ruim.

 

Faça seu teste em menos de 20 minutos, acessando o link abaixo.

 


Veja mais:

Os tipos de temperamento podem influenciar sua carreira

Tipos de personalidade e como influenciam sua carreira

Teste DISC – Como essa ferramenta pode desenvolver sua carreira

MBTI – Como conhecer o seu perfil te auxilia na carreira

Especialista identifica os tipos de temperamento mais evitados por empregadores