O local de trabalho é enriquecido com todos os tipos de temperamento. Sua personalidade afeta a forma como você interage com seus colegas, gerentes e clientes, embora pesquisas sugerem que a personalidade também pode ter um impacto sobre seu potencial de ganhos, sua trajetória de carreira e sua satisfação no trabalho.

 

Então, quanto a sua personalidade pode influenciar sua carreira e quais fatores são geralmente responsáveis por esse impacto no potencial de ganhos? Vamos descobrir em quais categorias você se encontra?

 

Para mencionar algumas delas, existem as características quentes, amorosas, flutuantes, calmas, legais, fáceis de lidar e perfeccionistas. De fato, a raça humana pode ser melhor descrita como uma coleção do bom, do mau, do feio e do belo. Isso independe de nossas realizações na vida. Individualmente experimentamos uma coisa ou outra que, na verdade, somos incapazes de controlar. A menos que sejamos disciplinados, temos uma força capaz de ajudar na nossa construção ou destruição como um ser humano normal e produtivo.

 

Por isso, cada vez mais empresas vem adotando o teste de temperamento, para identificar o perfil profissional e o perfil comportamental antes de dar sequência no processo de seleção do funcionário. É fato que o comportamento humano é influenciado, em grande parte, pelos tipos de temperamento ou tipos de personalidade.

 

Há cerca de 3 mil anos, Hipócrates, conhecido como o pai da medicina moderna, associava comportamentos humanos ao que ele chamava de temperamento. Mas qual o significado de temperamento? De acordo com o Wikipédia: “Hipócrates, o filósofo grego, foi o primeiro a formular uma teoria do temperamento, baseando-se na teoria dos quatro elementos de Empédocles. Segundo ele há quatro tipos de temperamento, conforme domine no corpo do indivíduo um dos quatro fluidos corporais (humores): sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico. Cada um deles possui uma determinada característica.”

 

Os vários testes de personalidade vêm sendo usados tanto por empresas como profissionais que desejam abrir um bom negócio e buscam no teste de MBTI, por exemplo, descobrir o negócio ideal, sua carreira ideal, planejar melhor seu futuro no empreendedorismo ou simplesmente se conhecer melhor, suas habilidades e características. Entender o porquê agimos de uma maneira ou outra.

 

Tipos de Temperamento

 

Existem 4 tipos de temperamento: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Cada um deles tem suas próprias forças e fraquezas. Vamos conhecer cada um deles e entender como eles podem ser modificados para moldar nosso comportamento:

 

1 – Sanguíneo: é o temperamento quente, flutuante, alegre e divertido. Sentimentos, em vez de pensamentos reflexivos, predominam suas decisões. Pessoas com temperamentos sanguíneos têm uma grande capacidade de se divertir e são extremamente extrovertidos. Em público, o sanguíneo tem uma tendência a elevar os espíritos de todos os presentes por seu fluxo exuberante de conversação. É otimista e tem um carisma natural. Por isso, costumam ser excelentes vendedores, atores, artistas, líderes religiosos, cerimonial, etc. Apresenta um pouco de inquietude. Os sanguíneos são muitas vezes impraticáveis e desorganizados. Eles também são fracos e indisciplinados. Costumam começar uma tarefa nova e não terminar.

 

2 – Colérico: Tem um temperamento quente, rápido, ativo, prático e obstinado. Muitas vezes auto-suficiente, independente e costuma trabalhar demais (workaholic). Eles tendem a ser decisivos e opinativos, acham fácil tomar decisões por si mesmos e pelos outros. Eles não precisam ser estimulados pelo ambiente; em vez disso, estimulam seu ambiente com infinitas ideias, planos e ambições. São obstinados, reconhecem rápido as oportunidades. O colérico pode considerar carreiras que exijam liderança, motivação e produtividade, desde que não exijam muita atenção aos detalhes e planejamento analítico. Como líder, o colérico é uma pessoa difícil de agradar e tende a atropelar outras pessoas. Tem dificuldades em pedir desculpas ou validar pessoas. São altamente críticos.

 

3 – Melancólico: Pessoas com esse temperamento são analíticas, abnegadas, talentosas, perfeccionistas, com uma natureza emocional muito sensível. O melancólico é, normalmente, uma pessoa introvertida, embora um amigo muito fiel. Ao contrário do otimista, eles não fazem amigos facilmente. Não se esforçam para encontrar pessoas, embora permite que pessoas venham até ele. Suas habilidades analíticas excepcionais fazem com que eles diagnostiquem com precisão os obstáculos e os perigos de qualquer projeto que estejam planejando. Eles são muito minuciosos e persistentes na busca de um determinado objetivo. Os melancólicos têm QI mais alto que outros temperamentos, e também são mais criativos e imaginativos. No entanto, têm personalidades egocêntricas mais do que os outros temperamentos.

 

4 – Fleumático: O temperamento fleumático foi derivado do que Hipócrates pensava ser o fluido corporal que produzia um temperamento calmo, frio, lento, descontraído e equilibrado. O indivídio com esse temperamento é geralmente bondoso e simpático, mas raramente transmite seus sentimentos verdadeiros. Eles fazem amigos facilmente porque eles têm um bom senso de humor. Os fleumáticos dificilmente disputam posições de liderança, mas quando se deparam com eles, podem ser bons líderes. Eles são bem organizados, nunca chegam a uma reunião despreparados ou atrasados, tendem a trabalhar bem sob pressão e são extremamente confiáveis. São atraídos para o campo da educação, pelo planejamento e cálculo, eles também são bons engenheiros, desenhistas e estatísticos. Os fleumáticos são frequentemente lentos, preguiçosos e indecisos. Sua falta de motivação tende a torná-los espectadores na vida, sempre inclinados a fazer o mínimo possível. Os fleumáticos são egoístas com seu dinheiro, esforço e até emoções. Eles também têm tendências teimosas, originados de sua própria natureza para se opor a qualquer tipo de mudança. Eles enxergam as mudanças como sinônimos para o trabalho. Tem dificuldades em lidar com tarefas em equipe.

 

A capacidade de alcançar nossos potenciais depende em grande parte de qual aspecto de nossos temperamentos predomina. É pertinente notar que os 4 tipos de temperamento são necessários para dar variedade e propósito às pessoas como indivíduo neste mundo. Nenhum temperamento é superior ao outro. Cada um tem seus pontos fortes e fracos. A capacidade de alcançar nossos potenciais depende em grande parte de que lado de nossos temperamentos estamos operando: fraqueza ou força, prevalecendo a partir de nossas escolhas. O teste de temperamento ajuda você a diagnosticar suas próprias fraquezas e desenvolver um programa planejado para superá-las.

 

Faça agora seu teste de personalidade para identificar quais tipos de temperamento prevalecem em você e como potencializar seus pontos fortes, e minimizar fraquezas.

 

Acesse no link e realize esse teste de autoconhecimento.


 

Veja mais:

Tipos de personalidade e como influenciam sua carreira

Teste de temperamento – Avalie seu comportamento profissional

Teste de personalidade – Como elevar suas chances no mercado

Teste DISC – Como essa ferramenta pode desenvolver sua carreira

MBTI – Como conhecer o seu perfil te auxilia na carreira

Teste de autoconhecimento – Como tirar o melhor proveito dele

Perfil profissional – Veja dicas para melhorar o seu

Perfil comportamental – Dicas infalíveis para descobrir e melhorar o seu