O ano de 2020 veio para provar que as relações de trabalho mudaram profundamente. A pandemia de Covid-19 provocou uma transformação na rotina das empresas e dos funcionários, que mais que depressa tiveram que adotar o trabalho remoto e aprender a lidar com muitas ferramentas tecnológicas. Logo de cara, ficou evidente: essas ferramentas modernas se tornaram itens obrigatórios para ajudar qualquer empresa a administrar o seu negócio à distância.

 

Dados da 3ª edição do Painel TIC Covid-19 do Comitê Gestor da Internet no Brasil revelaram que 41% dos trabalhadores utilizaram o celular como principal dispositivo no trabalho remoto. O notebook veio logo em seguida (40%) e os computadores de mesa em terceiro lugar (19%). Além do mais, o uso de aplicativos de mensagens instantâneas foi a atividade mais realizada no trabalho remoto, reportada por 86% dos entrevistados. Essas ferramentas foram utilizadas, sobretudo, para vendas.

 

A verdade é que essa nova forma de trabalho seguirá ainda mais forte, mesmo na pós-pandemia. Porque as empresas entenderam que é possível manter a produtividade e obter resultados remotamente.

 

No entanto, para tocar um negócio à distância, é imprescindível escolher os melhores softwares oferecidos pelo mercado. Você sabe quais são? Se ainda não conhece, confira como algumas ferramentas de gestão podem ajudá-lo a administrar a sua empresa onde quer que você esteja.

Administrar o seu negócio remotamente: conheças as melhores ferramentas

 

Quando falamos na gestão remota de um negócio, não podemos deixar de citar o CRM, que nada mais é que a gestão de relacionamento com o cliente. Independentemente de qualquer contexto, o gerenciamento de clientes precisa estar sempre na lista de prioridades de uma empresa. Afinal, é isso que vai garantir o crescimento e a lucratividade do negócio.

 

Por isso que é importante escolher um software de CRM completo, que proporcionará o alinhamento entre a empresa e seus colaboradores. Um bom CRM tem o potencial de oferecer, na mesma plataforma, o controle de projetos, a definição de tarefas, o fluxo de trabalho remoto e a comunicação em tempo real entre as equipes, além de uma visão geral de todo o funil de vendas.

 

Consequentemente, isso traz mais sintonia para que o trabalho remoto não perca a produtividade, os prazos e muito menos as metas. No próximo tópico, abordaremos melhor as funcionalidades do CRM para o gerenciamento de uma empresa à distância. Acompanhe!

 

CRM: um único sistema que reúne diversas possibilidades de gestão remota

 

Hoje em dia, há inúmeros softwares de trabalho remoto que em vez de facilitar, podem dificultar a vida do gestor. É muito fácil, por exemplo, ficar perdido por usar tantos aplicativos para cada objetivo e ainda correr o risco de criar ruídos na comunicação com os colaboradores ou, pior, com os clientes. 

 

Mas com o apoio de um CRM, o gestor consegue integrá-lo a outros sistemas para unificar as estratégias de negócio. Como falamos no início, o uso de aplicativos de mensagens instantâneas predominou nas empresas, principalmente na hora de vender produtos ou serviços. Isso significa, também, que essas ferramentas caíram no gosto do consumidor por serem bem mais acessíveis e rápidas na hora de entrar em contato com uma empresa.

 

Logo, para que um negócio não perca oportunidades, é preciso que ele esteja onde o usuário quer, certo? E se a gente contar que um CRM pode ser integrado a uma conta no WhatsApp Business? E mais: que é possível também ter uma conta para múltiplos usuários, permitindo que vários colaboradores tenham uma visão geral dos leads e possam atendê-los diretamente?

 

Essa solução não só unifica a comunicação, como ainda reduz o tempo de resposta ao cliente por meio da criação de modelos de mensagens prontas e personalizadas. Além do mais, ao oferecer uma visão geral do relacionamento com cada lead, o gestor e a equipe conseguem traçar estratégias assertivas para a prospecção de vendas.

 

Também vale citar outros benefícios do CRM que facilitam a gestão remota. Veja abaixo:

 

Integração com outras plataformas de mensagens

 

Em um único feed, o CRM também promove a integração com outros aplicativos de mensagens e de relacionamento como o Telegram, Skype, e-mails, telefone e redes sociais.

 

Automatização de tarefas

 

Para reduzir tarefas rotineiras e que não são estratégicas para um negócio, é possível automatizar processos e fluxos de trabalho. Isso inclui envio de e-mail marketing, qualificação de leads, acesso a dados compartilhados por toda a equipe.

 

Lembretes em tempo real

 

Fora do desktop, alertas de mensagens são enviadas diretamente para a ferramenta de CRM e para o telefone. Então, tanto gestor como a sua equipe estarão munidos de informações e mensagens em tempo real.

 

Atendimento 24h por dia

 

Fora que ainda há outro elemento importante para aumentar as chances de transformar o lead em cliente fidelizado: a velocidade no atendimento. Por isso que um CRM completo possui outra ótima funcionalidade: os chatbots.

 

Construído com Inteligência Artificial, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia para responder às perguntas de uma pessoa que deixou uma mensagem no site ou nas redes sociais da empresa. E cada vez que essa ferramenta interage com um lead, mais ela aprende para entender as suas necessidades; e, claro, para oferecer soluções sob medida.

 

Mais dicas de ferramentas para potencializar o trabalho remoto

 

Para videoconferências

 

Opções no mercado não faltam quando o assunto é fazer chamadas de vídeo com os colaboradores e, dependendo do negócio, até com os clientes. Desde as versões pagas e mais completas para empresas de grande porte, como os apps simples e gratuitos. Entre eles, citamos:

 

  • Skype
  • Zoom
  • Microsoft Teams
  • Hangouts Meet

 

Para gestão de projetos e equipes

 

Asana é uma ferramenta bem intuitiva e simples para gerir projetos à distância. Ela oferece uma visão geral das tarefas a serem executadas entre as equipes, que inclui o acompanhamento de resultados, performance individual, andamento das atividades, prazos e etapas.

 

Para armazenar arquivos

 

Para finalizar, os serviços de armazenamento em nuvem são uma ótima opção para guardar documentos e arquivos importantes de um negócio. Também há diversos aplicativos no mercado que se encaixam nas necessidades de cada empresa. Mas antes de escolher um, é preciso ter em mente que eles devem oferecer segurança e, de preferência, backup automático. Confira abaixo algumas soluções:

 

  • Google Drive
  • OneDrive
  • DropBox
  • Amazon Cloud Drive


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