O termo valuation tem se tornado cada vez mais usual no mundo dos negócios, mas é muito comum ficar confuso acerca do significado do termo, assim como a sua utilidade. O valuation é o processo de estimar o valor real de um negócio, ou seja, uma avaliação de uma empresa. Para quem deseja vender ou expandir o seu negócio, saber o valor da empresa correto é fundamental.

 

Porém, é importante ter em mente que há diversos métodos diferentes para se calcular o valor da empresa: ou seja, o cálculo do valuation não é uma ciência exata. Devido a essa diversidade de metodologias, para que haja credibilidade no valor da empresa encontrado é fundamental explicitar os parâmetros utilizados, além de ser realizado por uma empresa externa, sem ligação com o negócio.

 

Por isso, no post de hoje vamos entender a importância de precisar o valor da empresa de maneira correta, assim como utilizar o cálculo do valuation para a adoção de ações estratégicas. Vamos lá?

 

Valuation: Conhecendo o verdadeiro valor da empresa

 

Como o objetivo do valuation é conhecer o valor real de uma empresa, ele pode trazer benefícios em diversas situações, tais como:

 

  • – Compra ou venda de participação da empresa
  • – Fusão de empresas
  • – Direcionamento mais eficiente do planejamento do negócio
  • – Ampliação da área de atuação
  • – Indicador estratégico
  • – Vantagem competitiva em relação aos concorrentes

 

Assim, saber o valor da empresa, assim como outras métricas igualmente importantes, vai ajudar a ter uma gestão mais estratégica do negócio, sendo fundamental para uma tomada de decisão verdadeiramente qualificada. Com isso, gerando mais valor para a organização, tanto no curto prazo (com o aumento de vendas) como no longo prazo.

 

Dicas importantes para calcular o valor da empresa

 

Se você está pensando em avaliar o valor da empresa, separamos aqui algumas três dicas importantes para você levar em consideração.

 

Profissionalize o cálculo do valuation

 

Para transmitir credibilidade sobre o seu negócio, é fundamental recorrer a empresas externas e profissionais para calcular o valor da empresa. Muitos empreendedores tentam economizar nesta etapa e acabam calculando por conta própria o valor da empresa gerando, assim, falta de confiança para potenciais parceiros. Por isso, tenha um posicionamento profissional na hora da escolha de quem e como será calculado o valuation do seu negócio.

 

Monitore o crescimento da sua empresa

 

Como o valuation é uma estimativa sobre o valor da empresa, diversos fatores (internos e externos) podem influenciar neste resultado. Por isso, fazer o cálculo do valor da empresa a cada ano pode ser uma forma bem interessante para monitorar a saúde e o crescimento do seu negócio, assim como mensurar o resultado das ações adotadas em cada período.

 

Utilize o valuation para uma tomada de decisão mais assertiva

 

O cálculo do valor da empresa pode ser utilizado como um radar para uma tomada de decisão mais qualificada para o negócio. Por isso, ao calcular o valuation, utilize-o de maneira estratégica para uma gestão mais eficiente, assim como a definição de objetivos para o curto, médio e longo prazos.

 

meuBIZ: plataforma para avaliação de empresas online

 

Agora que já ficou óbvio que é importante calcular o valor da empresa, a pergunta é: como fazer isso de maneira correta, sem muita burocracia e com um preço acessível? O meuBIZ criou uma plataforma online para avaliação de empresas. Através desta ferramenta é possível saber o valor da empresa, além de compará-la com milhares de outras empresas à venda. Essa plataforma é muito fácil e ágil de ser usada, além de focar no sigilo para que informações estratégicas da empresa continuem confidenciais.

 

Um outro diferencial da avaliação de empresas do meuBIZ é a geração de um relatório extremamente completo, com diversos indicadores financeiros do respectivo segmento, oferecendo ainda mais credibilidade para o valor da empresa encontrado, pois o valuation é estimado através de um método muito seguro.

 

Calcule o valor da empresa sem burocracias

 

Calcular o valuation através da plataforma online para avaliação de empresas do meuBIZ é muito simples e são apenas três passos:

 

  • Passo 1: Preencha as informações sobre o seu negócio. Neste quesito, é necessário informar alguns dados da empresa, como segmento (setor), faturamento e lucro anual.

 

  • Passo 2: Defina a forma de pagamento. Há opções de pagamento, como através de boleto ou cartão de crédito. A vantagem da modalidade cartão de crédito é que a liberação é automática e, com isso, o empreendedor acessa o relatório imediatamente. Já a opção através de boleto, o acesso ao relatório só é liberado após a confirmação do pagamento.

 

  • Passo 3: Emita o relatório com o valor da empresa. Com a confirmação do pagamento, seu relatório já estará liberado. Lembre-se que esse relatório não é um fim nele próprio: analise-o e, a partir dele, trace diversas estratégias para potencializar ainda mais os resultados do seu negócio.

 

Ficou interessado e quer saber mais como calcular o valor da empresa? Acesse agora a plataforma avaliação de empresas do meuBIZ e calcule o valuation do seu negócio, de maneira rápida e sigilosa. Além disso, assine gratuitamente o nosso newsletter do blog e acompanhe nossas dicas e posts sobre o mercado. 

 


Veja mais:

Posto de gasolina à venda – vale a pena investir?

Como obter o melhor valor na venda da empresa

Site de compra e venda de empresas favorece o empreendedor

Vantagens de comprar uma franquia de marketing digital

Fusão de empresas: o que é e como funciona