O primeiro semestre de 2017 foi marcado por um intenso aumento das vendas de micro e pequenas empresas no Brasil. Ainda marcado pelo baixo crescimento econômico, o período foi bem aproveitado pelos compradores, que encontraram boas oportunidades, com ótimos preços. Esse é o parecer de Felippe Ferreira, fundador do Meu BiZ, especializado em venda de empresas.

E para os empresários que pensam em sair de seus negócios, ainda é um bom momento para agir. “No início do segundo semestre temos reportado um aumento de 300% na procura por vender e comprar negócios, em comparação com o mesmo período do ano passado”, explica.

Além desse expressivo aumento, Felippe afirma que os compradores estão mais dispostos a investir nesse momento de retomada econômica. De acordo com o fundador, a volta da confiança dos empresários ajuda muito o mercado de compra e venda de empresas.

Principais motivos de venda de empresas

Ao contrário do que se imagina, os principais motivos para se vender uma empresa não estão relacionados às dificuldades financeiras. Colocar a empresa à venda pode ser motivado por fatores como o cansaço, aposentadoria, questões de saúde ou mudança de cidade.

Felippe também explica que o mercado ainda tem sido melhor aproveitado por alguns tipos de negócios. “Os bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias têm representado 27% do total de empresas à venda, seguido pelas lojas, comércios e confecções, com 19%”, complementa.

À medida em que se avança para o final de 2017, essas tendências de mercado mostram que há excelentes oportunidades de negócio, tanto para compradores, quanto para vendedores de pequenas empresas. As atividades do mercado estão crescendo e podem beneficiar toda a economia brasileira.

Apesar desse crescimento, o segmento ainda tem muito espaço para avançar. De acordo com Felippe, muitos empresários ainda desconhecem a possibilidade de vender suas empresas e acreditam que essa saída é complexa. “Essa alternativa é excelente, pois recompensa quem quer sair de um negócio e abre as portas para quem está buscando empreender”, conclui.

 

Veja mais:

Preparando sua empresa para venda

Por que você deve planejar a ruptura da sociedade com seu sócio

Loja à venda – qual é a melhor hora de sair?